Da garagem de casa, um grupo de empreendedores, sem tirar os olhos das telas dos computadores, sonha em ser o novo Instagram ou Waze. Bilhões de dólares em aquisições e muito glamour são apostas quase certas. “Os cases de startups que explodem e são um sucesso são raros. É preciso trabalhar e dedicar muito ao negócio”, diz Camila Farani, diretora no Gávea Angels e co-fundadora do Lab22. Para ela, o mundo do empreendedorismo digital está glamourizado até demais.
Para atrair consumidores, muitos empreendedores recorrem a ações de marketing nas redes sociais, mas não vão para rua apresentar seu produto ou serviço. “Você pode ir até uma associação comercial e fazer uma parceria para vender seu produto”, ensina Guilherme Junqueira, diretor executivo da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Ele afirma que é um clichê que as ações de marketing de uma startup tenham que ficar concentradas na internet. Veja esse e outros clichês que os empreendedores do meio ainda acreditam, mas precisam abandonar de vez, o quanto antes.
1. Não contar a ideia a ninguém
Compartilhar a ideia de negócio com outras pessoas é a forma mais barata e fácil de desenvolver o produto ou serviço. O medo de que outros empreendedores copiem a ideia pode acabar travando o desenvolvimento do negócio.
“Você pode encontrar alguém que melhore a sua ideia ou que tenha a mesma visão que você”, diz Junqueira. Ele conta que investidores focam no poder de execução do empreendedor e não na ideia que ele não quer compartilhar com qualquer pessoa.
2. A sua ideia é muito inovadora
Muitos empreendedores clamam que a sua ideia é a mais inovadora, mas a maioria faz esse tipo de afirmação sem nenhum embasamento de pesquisa ou números de mercado. “É uma das formas para persuadir o investidor, mas o investidor experiente consegue identificar se a ideia é realmente inovadora”, diz Camila.
3. Precisa de muito dinheiro para montar a startup
Existem várias maneiras para captar recursos e colocar a sua ideia de negócio em ação. Incubadoras, universidades e crowdfunding são alguns exemplos para quem ainda está apenas começando. Junqueira explica que muitos empreendedores acreditam que a construção de um protótipo só é possível se tiver um investimento. “Eu pergunto: 'você tem carro? Por que você não vende e usa o dinheiro para testar a sua ideia?'. Ele não quer correr o risco, mas quer terceirizar esse risco”, conta.
4. Startup não é empresa
O sucesso e a consistência de uma startup dependem da sua equipe e da capacidade de gestão do líder. “Ele acha que é muito diferente ter uma padaria e ter uma startup. Mas, chega a um determinado momento que não é”, afirma Junqueira. Eventualmente, donos de startups terão que lidar com burocracias como qualquer outra empresa e o empreendedor precisa ter noções de gestão.
5. Precisa saber de programação
A maioria das startups necessita de programadores ou desenvolvedores para que a ideia de negócio saia do papel. Mas, é um clichê acreditar que o empreendedor que não domina essa área precisa aprender para fazer a ideia dar certo. “Você não precisa saber tudo de desenvolvimento, pode buscar um sócio que domine essa área”, diz Junqueira.
Camila Lam
Fonte:EXAME, acessado em 11 de Abril de 2014.
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