sexta-feira, 22 de novembro de 2013

As mídias sociais são o destino inevitável do comércio eletrônico?

O impacto das mídias sociais no comércio online global está sendo sentido em todos os cantos. Ao promover os produtos através das mídias sociais, o mercado online tem convidado clientes a espalhar o interesse e a existência das marcas através das curtidas, resenhas e compartilhamentos de produtos com suas rede de amigos. O comércio nas mídias sociais se tornou uma grande tendência para muitos comerciantes eletrônicos utilizarem.
Uma companhia que tem explorado com êxito o comércio online nas mídias sociais é a Bigcommerce, co-fundada por Eddie Machaalani e Mitchell Harper, em 2009. Eles estão presentes em mais de 65 países, com 25 diferentes indústrias e tendo processado US$ 1,657,523,898 em transações de 35.387 de seus lojistas, gerando receitas anuais que variam de centenas de dólares para dezenas de milhões de pessoas.
Com a Bigcommerce, qualquer pessoa pode criar uma loja online, disponibilizar e gerenciar seus produtos e anunciá-los onde quiser na web, seja pelas mídias sociais, e-mail, blogs ou sites independentes.
O SocialShop, por exemplo, é um aplicativo grátis para Bigcommerce, e que permite que o vendedor crie uma loja online no Facebook, onde seus amigos podem olhar, comprar e compartilhar produtos, sem sair do site.
Outro exemplo, com sede em Austin, Texas, é a Volusion, uma plataforma de vendas em ecommerce que possui software flexível e planos de hospedagem para todos os tipos de mercadorias. Criada em 1999, no quarto de seu fundador e presidente, Kevin Sproles, que começou codificando softwares de carrinhos de compra online, a Volusion possui mais de 40.000 lojas online, U$ 10 bilhões em mercadorias vendidas internacionalmente e mais de 360 funcionários.
A Volusion também ajuda os vendedores a criarem sites para exibir seus produtos, e então integrá-los a vários canais de marketing, especialmente através das mídias sociais. Com o SocialStore da Volusion, que vem gratuitamente com a assossiação, os vendedores podem listar produtos diretamente da página do seu negócio no Facebook, para os clientes poderem ver, comprar e compartilhar seus produtos instantaneamente.
Uma empresa que deseja gerar capital a partir da tendência do comércio social, de forma a possibilitar e simultaneamente completar transações nas mídias sociais, é a enMarkit, uma organização provedora de soluções para ecommerces de diversas plataformas, fundada pelo antes envolvido com capital de risco Vipin Aggarwal e a ex-funcionária da Amazon Ekta Mittal. Eles querem transformar o Facebook em uma plataforma de troca de informações para ecommerce de alta confiança.
Imagine que você quer alugar sua casa de praia. E se tivesse um jeito de você listar isso no Facebook, de uma forma que seus amigos pudessem ver? E se, assim que eles vissem, cada um alugasse a casa por uma semana? Com essa confiança construída, você então teria um grupo fechado de pessoas praticando o comércio entre elas. Parece com a AirBnB? É claro! Com exceção do círculo de confiança.
O comércio social vai, inevitavelmente, liderar o futuro das companhias de mídia social. A tendência mencionada de completar as transações do comércio online no Facebook oferece pistas sobre como o futuro irá evoluir.
Fonte: Administradores, acesso em 22 de novembro de 2013.

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