quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mito 5 – São os Líderes que tem que fazer com que as mudanças aconteçam


Os nossos chefes vão ter um grande trabalho para resolver esta  confusão que inventaram. Quer saber: bem feito! Se você faz parte do grupo de pessoas que pensam assim, tenha certeza, você esta completamente equivocado. E quer saber mais: está cheio de gente que pensa assim!
Por favor não deixe que nem por brincadeira um pensamento assim passe pela sua cabeça. Se você trabalha nessa organização, o plano de mudança é seu também. Tanto quanto de quem o  “inventou”.
Não existe “plano do presidente”, da “diretoria” ou problema deles. Se você está aqui, quer continuar e quer crescer, entenda de uma vez por todas. Este plano de mudança é seu tanto quanto do presidente ou até mais.
Você não é obrigado a gostar das mudanças, mas tem a obrigação profissional de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que ela se transforme em sucesso. Se não quer participar, pule fora e não atrapalhe. Se ao final da mudança não estiver satisfeito com o resultado e achar que é hora de partir, tudo bem. É seu direito. Mas ainda assim, se tiver feito todo o possível e colaborado de modo firme, terá o reconhecimento da empresa e também do mercado. Ambos identificam claramente quem é e quem não é comprometido. Se é nesta organização que você trabalha,  gostando ou não, você tem a obrigação de dar o seu máximo e colaborar com tudo o que puder.
Quantas vezes você na sua vida pessoal ou profissional foi contrário num primeiro momento em relação a algo no qual acreditava que não ia gostar e após algum tempo passou a aceitar e até a gostar da mudança. Fala sério: você conhece uma história de alguém que não suportava uma outra pessoa e com o tempo passou a aceitar, mais e mais  e até acabaram por se apaixonar e por aí vai….. Tenho certeza de que já viu isto acontecer. E por que numa mudança organizacional qualquer isto não pode acontecer? Lógico que pode. Permita-se a entender os objetivos e dê um crédito ao plano. É muito provável que aquelas pessoas que desenvolveram o plano não tenham certeza de seu resultado final, mas também é bem provável que eles tenham estudado a questão e tentado na medida do possível, diminuir ao máximo os seus efeitos colaterais.
Na dúvida, acredite. Em qualquer hipótese participar ativamente é sempre muito mais vantajoso. Você terá a oportunidade de aprender algo novo, se desenvolver e ao final é possível que goste da mudança. Se você não tentar nunca vai saber. Tente e Sucesso.

Airton Carlini

Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2012/11/08/mito-5-sao-os-lideres-que-tem-que-fazer-com-que-as-mudancas-acontecam/ acesso em 08 de Novembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário