quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O poder da escolha


O direito do povo de eleger os seus representantes não é algo novo. Muito pelo contrário, vem dos tempos remotos, mas com um pensamento totalmente equivocado sobre quem era o "povo". Para os figurões de séculos passados, só quem era portador de riquezas podia escolher aquele que atenderia melhor os seus interesses. O tempo passou, as mulheres receberam voz e vez (não é à toa que é crescente o número delas na política, mesmo sem a necessidade de cotas, como o Tribunal Superior Eleitoral impôs) e o voto direto foi liberado. Conseguimos até ter transição de poder entre presidentes em anos recentes. Porém, parece que houve uma estagnação do pensamento e da importância do voto por parte do povo, e aquele pensamento de atendimento de interesses próprios que assolava os séculos passados, continua a assolar os dias atuais.

E o que isso tem a ver com gestão? Tudo. Eleger é decidir, é escolher quem é que terá a palavra final para o uso do dinheiro do povo. Ou seja, é quem gerenciará os nossos bens e os das gerações futuras. Quantas vezes nos deparamos com situações nas organizações em que os interesses particulares se sobrepõem aos interesses do coletivo? E o que causa o favorecimento de uma pessoa em detrimento do bem-estar de um grupo? Quais as consequências de uma decisão tomada somente para si e não para os seus pares?
Muitas. Desestimula o grupo a se interar e pensar em melhores práticas e soluções, pois já sabem que nesse jogo de cartas marcadas, no final, nunca terão chances reais de ter a sua idéia utilizada. Cria conflitos e intrigas desnecessárias, gerando situações embaraçosas para todos os lados, culminando em saídas de talentos. E tudo por conta de uma decisão mal feita. Sem contar o fato de que um interesse particular pode acarretar em inúmeras ilegalidades que se disfaçam nesse jogo de poder, prejudicando totalmente um fluxo de trabalho. E o voto mal feito, faz algo parecido?
Com certeza. Aqueles que trocam o seu voto por um saco de cimento, uma dentadura (sim, já houveram casos comprovados de troca de votos por este item) ou aquele emprego no gabinete de certo político a que se unir não pensam no histórico daquele candidato, ou o quanto ele pode acrescentar com opiniões construtivas e ações verdadeiras. Acabamos olhando o nosso próprio umbigo e quando percebem, colocaram no governo uma pessoa completamente inútil para a sociedade.
O político, no sentido literal da palavra, é aquele que trabalha para a pólis (a cidade) sem olhar para si como algo superior, mas com a mira no grupo, com ele se inserindo e tendo a consciência de que ele é parte integrante desse grupo de pessoas, com tudo o que ele fizer de benefício para si, será para o coletivo. O mesmo vale para o gestor, que precisa ver a organização como um todo para que tome decisões que sejam de maior benefício para esse todo. Então, votar é decidir. E decidir para todos e por todos.
João Gilberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário