quinta-feira, 27 de setembro de 2012

4 passos para manter o diferencial


Destacar-se da concorrência é um passo fundamental para quem quer crescer. Entre os vencedores do Extreme Makeover 2012, esta é uma preocupação constante. Na Altura Andaimes, a estratégia é diferenciar-se pelo alto padrão de qualidade no atendimento. Na Ecoville Brasil, produtos com fórmulas exclusivas dão competitividade à marca. E na Suklaá Chocolates, a personalização é o diferencial.
“Muitas empresas baseiam sua estratégia no preço, outras em logística, mas é a diferenciação que realmente fideliza o cliente”, diz Ladmir Carvalho, diretor executivo da Alterdata. Confira dicas para manter o foco no seu diferencial:
Identifique sua proposta
Tenha claro qual é o valor que seu negócio traz para os clientes e certifique-se de que eles o percebem. “É o cliente que precisa ver que há uma diferença no que a empresa faz em relação aos concorrentes”, destaca Carvalho. Faça um exercício. Descreva a estratégia da empresa por escrito, em uma folha de papel. Sua descrição é centrada em fontes cruciais de diferenciação? É afiada e convincente para os outros, incluindo clientes e investidores? É sustentada por dados? As respostas vão ajudar a entender se você está no caminho certo.

Espalhe a mensagem
Não basta que o líder entenda o diferencial do negócio. Toda a empresa deve perceber este valor. “Quanto mais a companhia cresce, mais dificuldades ele terá para manter todos alinhados, uma vez que o contato com a base da pirâmide diminui expressivamente”, diz Carvalho. Para contornar o problema, é preciso criar uma estrutura de comunicação eficaz. “É fundamental que sua palavra chegue a todos, seja por e-mail, quadro de avisos, intranet, discursos ou reuniões”, diz o executivo.

Mapeie os gargalos
Faça verificações periódicas para entender se a mensagem correta está sendo passada e se a estratégia de diferenciação é colocada em prática. “Uma ideia é pedir que cada um diga, por escrito, qual seria o diferencial do negócio e agrupar os resultados, para fazer uma discussão”, diz Carvalho. Parta das seguintes questões: Quais as grandes fontes de diferenciação competitiva da empresa na opinião dos principais clientes? Como sabemos disso? Estas fontes estão ficando mais ou menos robustas? Compare os resultados e veja se toda a equipe está de acordo. Sondagens anônimas podem ajudar nesta tarefa.

Monitore
Não basta ter claro quais são os diferenciais da empresa. É preciso monitorar constantemente se eles estão sendo postos em prática e percebidos pelos colaboradores e clientes. Criar indicadores para que isso possa ser medido no dia a dia permite tanto ajustes no curto prazo quanto investimentos em longo prazo.

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