sexta-feira, 6 de julho de 2012

Tendências de Mercado: Gerando idéias, identificando oportunidade de negócios


Nas últimas décadas têm ocorrido grandes transformações de âmbito global em todos os setores, causando grande impacto sobre os consumidores, mudando o seu comportamento, hábitos e preferências, fazendo surgir às tendências de mercado que geram ideias, identificando oportunidades de negócios.


As constantes inovações tecnológicas marcados pelo intenso grau de processamento e distribuição das informações e pela interconectividade global, tornam o consumidor mais exigente. As mudanças ocorridas na economia mundial refletem nos hábitos dos consumidores, transformando esse grande mercado. Em virtude das diversidades de opiniões, comportamentos, atitudes, entre outros, e diante desse mercado global às tendências de mercado surgem a todo o momento e ganham força a cada dia.

Na mediada em que se faz uma reflexão sobre o mercado, analisar as tendências como fator gerador de idéias permite que se visualizem as oportunidades inseridas no ambiente, possibilitando que os empreendedores tenham condições de entender melhor o mercado, suas particularidades e em virtude disso descobrir a essência da empresa, seus clientes em potencial, descortinar as forças e as fraquezas em seu momento atual, formular as estratégias, objetivos, assim como os meios que se utilizará para penetrar no mercado.
Quando os administradores e empreendedores se propõem a analisar as tendências de mercado, mas chances têm de obterem sucesso e se firmarem no mesmo, pois elas garantem diagnósticos mais precisos sobre o mercado e alterações que podem vir a ocorrer. Trabalhar com tendências permite não só verificar oportunidades no presente, mas prever situações futuras que possam interferir na organização, e mais que isso preparar-se para elas.
O mercado é formado por enumeras tendências que englobam os mais variados aspectos de consumo, podendo as organizações buscar aquelas que, mas se adequar ao perfil da mesma, ou seja, que vá de encontro aos objetivos organizacionais e que corresponda à fatia do mercado em que atua.
Percebe-se atualmente que o comportamento, os hábitos e preferências dos consumidores mudam constantemente, suas necessidades e características também acompanham esse ritmo acelerado, trazendo velocidade e dinamicidade ao mercado.
A rapidez com que as coisas acontecem principalmente no que diz respeito ao mercado globalizado, desencadeia uma série de acontecimentos que exerce influência sobre os consumidores que tendem a incorporá-lo no seu dia-a-dia, fazendo surgir às tendências de mercado. A análise dessas tendências de mercado é de fundamental importância para as organizações, pois elas podem determinar o seu sucesso ou fracasso.
Na criação de um novo empreendimento ou manter um que já existe é necessário e imprescindível analisar essas tendências, pois elas geram ideias permitindo que se melhor identifique oportunidades de negócios, isso é muito importante na medida em que podemos antecipar problemas e soluções, criando produtos e definindo as melhores estratégias de atuação. Essa analise poderá determinar que rumo à empresa deve tomar para que consiga alcançar seus objetivos.
Os administradores de empresas e os novos empreendedores devem identificar os principais componentes do ambiente, relacionando os diferentes segmentos de mercado e suas tendências, num contexto geral, para poder diferenciar as categorias empresariais de acordo com as diferentes dimensões, analisando os impactos dessas tendências de mercado no ambiente que a empresa atua ou pretende atender.
As tendências definem padrões que evidenciam particularidades do mercado, criando ao mesmo tempo respostas demonstrando as expectativas do mesmo, além de expressar prioridades e aceitações, ditando comportamentos que exteriorizam os desejos dos consumidores, e essa gama de informações são fontes geradoras de idéias, que definem oportunidades e fatores que devem ser considerados no planejamento de um negócio.
Em um mundo cada vez mais dinâmico, as organizações devem a cada dia se preocupar com o direcionamento de seus negócios, com sua posição no mercado, devem procurar meios para manterem-se na competição, e para isso, as tendências estão aí para serem exploradas, afinal são elas as portadoras do futuro que norteiam o mercado.
Algumas tendências merecem destaque e devem ser alvos de profunda analise, tais como o mundo digital, um mundo novo que cresce e ganha força, que se inventa e reinventa constantemente, nesse mundo digital onde a comunicação não tem fronteiras um mercado surge, dando vida a um comercio virtual repleto de oportunidades de negócios prontas para serem exploradas. A internet é um difusor de possibilidades, onde as empresas podem explorá-las de várias maneiras.
Outra tendência que merece ser ressaltada nesse mercado competitivo é a busca intensiva, e constante pelo conhecimento, uma necessidade que geram outras, fazendo acontecer mudanças de grande relevância no cenário mundial, ou seja, uma tendência que geram outras tendências que geram oportunidades certas de investimento basta uma boa análise e percepção de mercado para que nasça um novo negócio.
A participação da mulher no mercado também é outra tendência que merece destaque, seja como trabalhadora, mãe, esposa ou mulher, o poder de decisão de compra se concentra nas mãos delas.
Além destas três tendências acima citadas, há muitas outras de igual relevância espalhadas pelo mercado e  elas não param de surgir, as mudanças estão sempre acontecendo e as tendências de mercado acontecem junto com elas.
Prever tendências significa avaliar e direcionar esforços rumo ao sucesso, é analisar cenários e perceber alternativas de negócios, possibilitando aos empreendedores as condições necessárias para que eles possam se desenvolver dentro de um contexto mercadológico competitivo, contribuindo com o desenvolvimento de métodos estratégicos de penetração, e consolidação no mercado. As tendências mostram as necessidades inseridas num mercado especifico, fornecendo as informações do ambiente analisado, promovendo situações ótimas de negócios, guiando as ações previamente determinadas em função desse estudo, norteando as atividades a serem realizadas.
O importante não é ser o primeiro a pensar e ter uma idéia inovadora, mas sim o primeiro a perceber uma determinada tendência saber entendê-la, criar mecanismos para atendê-la e transformá-la em oportunidade, antes que outros o façam. As tendências são mais que fatores integrantes de um processo, mas sim o próprio processo que integra ambiente/empresa, empresa/ambiente.
Lerli Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário