Redes Sociais a ferramenta de marketing pessoal na internet. A Web se tornou uma arquitetura de participação que facilita as redes sociais através de dispositivos,como blogs, wikis, RSS, podcasts e muito mais. O marketing tradicional perdeu um pouco desse espaço para a influência das redes sociais.
Por exemplo, em 2002, 78% dos entrevistados em uma pesquisa disseram que os anúncios são uma boa maneira de aprender sobre um novo produto. Em 2004, esse número caiu para 46%. Em 2002, 14% dos entrevistados concordava que as empresas geralmente contam a confiança.Em 2004, tinha diminuído ainda mais até 7%. As redes sociais como um meio de marketing supera essa falta de confiança do consumidor porque confia na palavra do consumidor ao invés da palavra do produtor com isso a influência das redes sociais cresce a cada dia.
A influência das redes sociais pode gerar mais contatos e novas vendas.
Como você pode aproveitar a influência das redes sociais para vender mais produtos ou contatos?
Simples você deve se mostrar ao mundo usando por exemplo: Orkut, Facebook, Twitter e outras redes. Você planta as sementes por exemplo em uma comunidade em torno de seu site através de dispositivos, tais como blogs, comentários de clientes e fóruns para dar voz aos seus clientes ou potenciais clientes e gerando a influência das redes sociais. A ressalva é que você deve postar coisas de alta qualidade para gerar confiança e novos contatos. Você deve possuir o serviço de alta qualidade e um produto de alta qualidade.
Quatro regras importantes para o uso e gerar a influência das redes sociais:
1. Não controle o que o cliente deseja falar.
2. Nunca censurar.
3. Não tenha medo do negativo.
4. Não seja paranóico.
Se você abrir um fórum, mas em seguida restringir o que as pessoas podem dizer, como a remoção de mensagens que são negativas para a sua empresa ou a menção de seus concorrentes, vai fazer mais dano do que bem à sua reputação. Use a negatividade como uma forma de melhorar o seu negócio. Se as pessoas são negativas, olhe para isso como feedback e tenha uma opção para agir sobre isso. Faça as alterações, e depois deixe sua comunidade saber sobre a sua opinião. Não se preocupe com a sua comunidade falando sobre a sua concorrência.
Com uma comunidade você vai desenvolver novos contatos, alguns membros com certeza você vai gerar novos contatos e interesses. Cultive esses membros, porque eles podem ser aliados poderosos.
Depois de identificar os membros mais influentes da sua comunidade, faça contatos regularmente para gerar mais a influência das redes sociais e com isso gerando novos amigos e novos contatos.
Medir o impacto das redes sociais ou a influência das redes sociais não é difícil. O que você vai fazer é monitorar o tráfego para páginas como comentários de clientes, links de referência e etc.
As redes sociais podem ser uma poderosa ferramenta de marketing e gerar a influência das redes sociais, se você tiver um produto de alta qualidade e não tenha medo de um diálogo aberto com seus clientes.
Claudio Gomes
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-influencia-das-redes-sociais/64713/ acesso em 10 de Julho de 2012.
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