Imagine como seria se as músicas que mais lhe irritam tocassem o tempo todo nas lojas que você mais gosta de frequentar. Você provavelmente passaria a fazer suas compras de maneira apressada ou talvez até mesmo optaria por comprar em outra loja. Ninguém duvida que a música influencia significativamente a experiência de consumo no ponto de venda.
Mais do que isso, a experiência auditiva também é parte importante do relacionamento que o cliente estabelece com a marca. É por isso que o conceito de music branding está em ascensão. A música exerce uma enorme influência sobre o humor das pessoas, com sua capacidade de entristecer, alegrar, agitar, acalmar, inspirar e até viajar no tempo.
A agência ListenX tornou-se especialista em atender esse tipo de demanda, criando trilhas sonoras para pontos de venda especialmente inspiradas na marca de seus clientes. “Fazemos um estudo bem cuidadoso para que a música complemente a estratégia que foi criada para aquela marca”, conta Alexandre Casanova, diretor da agência. “Empresas de um mesmo segmento têm programações musicais distintas. Isso acontece porque tudo depende do DNA da marca para a qual estamos fazendo aquele trabalho e do perfil do público que pretendemos atingir”, acrescenta.
Nos estabelecimentos comerciais em que as agências de music branding ainda não chegaram, quem manda na programação musical são os funcionários que lá trabalham. Dependendo dos critérios e do gosto pessoal de quem estiver no comando, a experiência de compra pode ser destruída.
Academias, bares, restaurantes e vestuário estão entre os segmentos que mais procuram o serviço. Os responsáveis por uma das marcas atendidas pela ListenX, a TNG, afirmam que o trabalho musical realizado em suas lojas representam 20% do resultado nas vendas. Para Casanova, esse resultado imediato é importante, mas o music branding tem benefícios adicionais. “Mais do que aumentar o ticket médio, a gente procura fazer um trabalho que contribua para que o cliente estreite sua relação com a marca”, explica.
Demanda crescente
Segundo Natalia Lannes, da agência Gomus, o music branding vem conquistando seu espaço no mercado de comunicação. “As empresas estão acostumadas a comunicar sua marca visualmente e a parte musical acabava ficando um pouco de lado. No entanto, a música tem essa capacidade de atingir a emoção das pessoas e influenciar o comportamento dos consumidores”, comenta.
Ela destaca que, ao introduzir uma programação musical num determinado estabelecimento, é muito importante que os vendedores comprem a ideia, pois eles estão em contato direto com o consumidor o tempo todo. Por isso, o trabalho de music branding tem de envolver toda equipe de funcionários, para que compreendam o conceito que desenvolvemos e também entendam a marca através da música”, justifica.
O trabalho de envolvimento que a Gomus propõe para os colaboradores faz ainda mais sentido porque a agência desenvolveu um aplicativo para a execução das músicas que possibilita a escolha de sequências específicas. Dessa forma, os funcionários podem escolher se desejam executar, por exemplo, uma sequência de músicas agitadas ou tranquilas, dependendo da circunstância.
Portal HSM
Fonte:http://www.hsm.com.br/editorias/marketing/trilha-sonora-que-constroi acesso em 14 de Junho de 2012.
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