sexta-feira, 20 de abril de 2012

Saiba comunicar - sua imagem pessoal está em jogo!


Desde a época dos reis e imperadores, profissionais acompanhavam esses governantes para atuar como conselheiros e “cuidadores” de suas imagens. Abraham Lincoln já dizia que “ninguém consegue triunfar se a opinião pública está em seu desfavor. Com a opinião pública ao seu lado, ninguém é derrotado”. É a pura verdade.E por isso existem, atualmente, os Relações Públicas – capacitados para garantir uma boa reputação da marca.
Cuidar da imagem é manter um relacionamento impecável com os públicos de interesse e esse é o grande desafio do RP. Para a marca ascender, seja a de uma empresa ou a de um governante, depende da comunicação com o público-alvo, seja ele externo ou interno.
O que se pode perceber, na maioria das vezes, dentro das organizações, é a precariedade nos sistemas de comunicação. Segundo a “Papa” das Relações Públicas no Brasil, Margarida Kunsch, uma em cada três empresas sofrem de falta de comunicação com seus públicos. Há ruído entre chefe e subordinados, imprensa e empresa, cliente e vendedor, enfim, problemas que produzem desgastes na imagem da empresa e, consequentemente, em perda do lucro.
Não basta distribuir material publicitário aos ventos, é necessário foco, escolher linguagem e canais de comunicação corretos, dando atenção antes de qualquer passo ao público interno – principais fornecedores da boa imagem de onde trabalham. Por isso, preste atenção em como está o discurso da sua empresa. Comunique-se!
Bruna Nicolao
Em minha opinião, além da comunicação com o externo ter que ser clara, honesta e direta, a comunicação interna deve ter, além desses três atributos, o discurso condizente com o modelo de gestão. “Walk the talk!” A cultura não pode ser excêntrica ao discurso!
Já vi empresas muito grandes e conhecidas que panfletavam aos ventos uma cultura de respeito ao funcionário, qualidade de vida, preocupação com o entorno e que tinha uma rotação de pessoal (turnover) de 70%! Dá para entender?
Alcino Therezo
Recentemente, um profissional decidiu acompanhar um grupo de amigos a uma festa, contudo, disse a seus superiores que iria participar de um congresso de vendas, onde faria muitos contatos comerciais. Não teria acontecido nada ao profissional se um dos participantes da festa não tivesse feito seu check-in em uma rede social, postando fotos do profissional bebendo e dançando com duas garotas de biquíni. Um dos superiores do profissional era amigo comum do participante da festa e viu as fotos.
O problema, evidentemente, não foi ir a festa e se divertir, mas sim tentar sustentar a mentira. Em tempos de comunicação distribuída e acessível, é bem mais desafiador cuidar de sua imagem, afinal, qualquer pessoa pode divulgar onde você está, o que faz e com quem faz, mesmo sem sua autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário