terça-feira, 26 de maio de 2015

Você sabe o que seus clientes pensam sobre sua empresa?

Em conversas ou em bate papos descontraídos, ao fazer esta pergunta muitos respondem sem pestanejar “meus clientes estão satisfeitos com nossos serviços”, “nossos clientes não reclamam, pois nossos produtos são ótimos” e alguns mais ousados afirmam, “vão reclamar do que? nossa solução é excelente, a melhor do mercado”. 

Este último pode realmente estar certo, sua solução pode ser a melhor, entretanto, o que o consumidor pensará sobre sua empresa vai além do serviço prestado.  Ao se deparar com tais afirmações, outras dúvidas surgem: O que sua empresa faz para ter certeza disso? Quais métodos são usados para o consumidor expressar sua opinião sem constrangimento?

E na prática, o que pode ser feito para travar um relacionamento de fidelidade com o consumidor? 

É da natureza do ser humano ser estimulado a sentir-se valorizado. Com isso demonstrar a importância de seu cliente para a empresa e expor como ele pode ajudá-la a crescer é uma direção que pode ser seguida por diferentes caminhos. 

Se sua empresa realiza a venda através de uma equipe comercial, dê condições e estimule este time a fazer contato periódico com cada cliente conquistado. Garanta que façam isso mesmo que a venda seja única ou seu produto não gere recorrência. Aproveite este follow estrategicamente e defina o objetivo do contato com base no histórico do cliente. A implantação desta cultura e um bom software de CRM vão lhe ajudar a garantir sucesso neste caminho.

Para a grande maioria dos negócios as redes sociais, se bem exploradas, são canais com excelente retorno. Como boa parte dos consumidores estão presentes nelas e normalmente são usuários frequentes, é possível estimular a sua participação através de comentários, compartilhamentos, likes ou indicações. Para isso, criatividade e originalidade são fatores determinantes, que diferenciam e irão lhe destacar.

Treine seu cliente. Independente se sua empresa presta serviço, vende ou fabrica produtos, ou mesmo faz caridade, compartilhar conhecimento é a ação mais efetiva para se aproximar do consumidor e fortalecer a imagem de sua marca. Fale sobre seus produtos, sobre o mercado, sobre desafios, novidades, possibilidades. 

Não é difícil encontrarmos marcas jovens que se destacam no mercado por cultivarem este pensamento, como o  ILGC através de vídeospalestras e postsLocaweb através de eventos presenciais e on-line, Qualcomm através de sites para desenvolvedores ou webinars ensinando boas práticas sobre o uso de suas tecnologias.

Devido ao baixo custo, alta disponibilidade, interação e receptividade ao participante, nós consideramos transmissões on-line uma forma muito efetiva de travar este relacionamento com seu público alvo. Não a toa, buscamos criar uma solução que ofereça a melhor experiência possível para quem realiza e para quem participa das transmissões. 

Independente do método implantado, garanta que os gestores sejam informados do real resultado obtido e qual feedback recebido dos clientes. Com isso, havendo resultados positivos será fácil conquistar recompensas, ou tomar medidas para reverter a situação caso o feedback seja negativo.

Vale considerar a que alguns cuidados devem ser tomados ao se aproximar do seu cliente, pois junto com esta abertura cresce a responsabilidade e a credibilidade aumenta conforme a transparência e clareza deste processo. Confie na identidade de sua empresa e em situações em que o exposto pelo cliente foge do “caminho traçado” estrategicamente para sua empresa, comunique ao cliente, deixe claro o motivo e lembre-se: O importante é não deixá-lo na mão. Busque a melhor solução que atenda ou supere suas expectativas a curto e médio prazo, mesmo que para isso você tenha que recorrer ao mercado.

Em resumo, valorize, se preocupe e converse com seu cliente. Ele saberá identificar e valorizar se isso for verdadeiro.

Fonte: Eventials 

Disponível: http://goo.gl/po54nw

Nenhum comentário:

Postar um comentário