terça-feira, 1 de abril de 2014

3 itens para acompanhar na gestão do seu plano de saúde

O acompanhamento de alguns indicadores na área da saúde é vital para que você tenha instrumentos de negociação com seu plano de saúde. Além de você ficar atualizado sobre a saúde da sua população (estatisticamente), você precisa estar municiado de informações para atender os questionamentos do seu público interno (gerentes, diretores, colaboradores), bem como ir discutir os principais eventos com o plano/seguro.
Uma das formas de fazer um diagnóstico rápido sobre a situação é buscar desvios  através de indicadores, que devem fazer parte do relatório que a seguradora/operadora de planos de saúde lhe entrega periodicamente.
Expomos aqui três indicadores básicos que podem ajudá-lo no diagnóstico da sua população assistida, bem como servir de base de análise para uma  negociação de renovação de contrato com a sua operadora/seguradora.

1- Número médio de consultas por ano por colaborador

Ao analisar os seus dados obtidos pelo relatório da operadora/seguradora você poderá identificar se a sua utilização está acima ou abaixo do indicador da ANS. Também é interessante obter o número separado de consultas em pronto socorro e consultas normais, para extrair conclusões sobre a maneira como os usuários estão utilizando o plano.
Não basta analisar se o seu  indicador está na média, abaixo ou acima do indicador geral da agência, é necessário uma investigação mais profunda para descobrir se existe uma utilização predatória, uma baixa utilização por insatisfação,etc.

2- Número de exames/número de consultas

Este indicador é muito interessante e pode mostrar se existe uma análise da rede credenciada por parte da operadora com relação a qualidade de diagnósticos e controle dos custos. Uma variação muito grande com relação à média pode indicar distorções que devem ser analisadas de forma mais intensa, inclusive com entrevistas dos pacientes, abertura dos custos por paciente, por  prestador, etc.

3- Número de internações

O número de internações é um indicador que deve ser analisado com cautela. Dependendo do tamanho da sua população assistida, uma taxa zero de internações não significa que o plano está atendendo mal os associados, por exemplo, mas pode ser um indicativo de postergação de tratamentos e cirurgias. Sua análise deve ser pautada para cada caso, buscando correlações dos procedimentos realizados/patologias com a região onde se encontra o paciente,  função na empresa, departamentos onde os pacientes trabalham  e com quais se relacionam, questões de segurança no trabalho, educação dos colaboradores para a utilização,etc.

Existem um número muito grande de análises que podem ser feitas através de indicadores que podem auxiliá-lo na gestão dos custos com planos/seguros de saúde e estes três podem ser um início de um trabalho que poderá gerar muitos resultados.

Amauri José Junqueira 

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