segunda-feira, 31 de março de 2014

Empreendedor tem desafio duplo ao investir em marketplace

Quem quiser investir em um marketplace deve estar preparado para, literalmente, trabalhar dobrado. Afinal, o desafio aqui é pensar estratégias e definir ações que impactem em dois públicos absolutamente distintos: compradores e vendedores.
Mas se a missão é dupla, a recompensa aos vitoriosos também pode ser generosa. As startups que conseguiram concretizar seus planos têm atraído o interesse de investidores e esperam faturar na casa das dezenas de milhões de reais neste ano.
Na avaliação do cofundador da Aceleratech, Pedro Waengertner, existe um espaço interessante para ser ocupado pelos marketplaces no Brasil, mas exige-se um papel importante dos gestores para trabalhar também no mundo offline. “O trabalho corpo a corpo dos sócios é muito importante para fazer a coisa dar certo no início. Vemos poucos marketplaces funcionando bem no Brasil porque os sócios subestimam essa parte toda. (Ela) É trabalhosa, toma tempo e não funciona do dia para noite. É importante considerar isso ao planejar o negócio.”
Waengertner destaca que a tecnologia é um componente importante, mas para o negócio “sair do chão” é muito mais uma questão de negócio, venda, entendimento do mercado e saber fazer marketing online.
A paciência também deve ser uma das virtudes de quem atua no ramo. Antes de abrir o Canal da Peça, os sócios Vinícius Dias e Fernando Cymrot analisaram oito setores e optaram pelas autopeças para criar uma plataforma que realiza transações entre varejistas, oficinas mecânicas e consumidores.
O primeiro passo foi contratar funcionários-chave e reunir informações técnicas. “Ficamos um ano apresentando projetos para os principais players, assinamos contratos de transferência de dados, fomos atrás de vendedores de peças. Eu e o Fernando fomos pessoalmente criar um relacionamento no setor. Visitei 14 cidades”, conta Dias.
Para criar a plataforma, que entrou no ar em julho de 2013, os amigos investiram R$ 80 mil do próprio bolso, mas desde então já conseguiram captar R$ 4,6 milhões. Até o fim do ano, a meta é faturar R$ 15 milhões com, ao menos 150 varejistas e 1,5 milhão de itens no site.
O início do Profes, site que conecta professores particulares e alunos, também envolveu o trabalho ‘corpo a corpo’ dos sócios, que colaram cartazes na USP e fizeram a propaganda boca a boca para recrutar profissionais para a plataforma. “Sempre tem a dúvida: o que vem primeiro: o ovo ou a galinha? No caso, o professor ou o aluno? Apostamos no professor. Agora temos uma base sólida de profissionais e trabalhamos para atrair mais alunos”, conta o sócio Victor Harada. Atualmente, o site tem 4,4 mil professores e 15 mil usuários.
Já o ponto de partida do GetNinjas, plataforma para contratação e anúncio de serviços, foi um site simples para coletar e-mails de profissionais. “O negócio surgiu quando a moda era compras coletivas, mas não existia uma maneira fácil de contratar serviços. Só existia uma espécie de páginas amarelas digitalizada, mas o cliente não sabia se o profissional estava disponível”, conta o criador do site, Eduardo L'Hotellier.
O negócio chamou a atenção de investidores e já captou R$ 7,2 milhões de três fundos. “Meu maior aprendizado é que você nunca sabe de nada. É preciso testar muito mais do que planejar”, diz.
Taxas: Em geral, o marketplace ganha com uma comissão sobre as vendas. No início, algumas startups não cobram essa taxa como forma de atrair interessados.
Trabalho offline: Apesar de ser uma plataforma online, o trabalho ‘corpo a corpo’ dos sócios no início é importante para o sucesso do negócio. Será trabalhoso e o retorno não aparece do dia para noite.
Qualidade: Não adianta apenas atrair um grande número de profissionais para a plataforma. O empresário deve se preocupar com a qualidade do serviço ou produto exposto.
Planejamento: A tecnologia é um componente importante do negócio, mas não é só isso. Entender de gestão, vendas, marketing e do mercado é fundamental para dar certo.

Fonte:ESTADÃO, acessado em 31 de Março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário