sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Dedicação e consciência da carreira que quer seguir

Rebeca Albuquerque Cordeiro
Uma acadêmica extremamente dedicada e muito consciente do caminho que deseja percorrer. É com esse perfil que Rebeca Albuquerque Cordeiro, mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem rompido fronteiras e se destacado no cenário nacional. A

Por opção, Rebeca pretende seguir carreira na academia. Mas para quem pensa que isso significa limitar-se aos livros e às salas de aula, ela – que na graduação e no mestrado conciliou a atividade acadêmica com experiências no mercado – garante que, para suas pesquisas, teoria e prática são indissociáveis. À Administradores, ela diz o que considera indispensável para quem quer se destacar e fala sobre a importância de aproveitar bem as oportunidades ainda na universidade. Autora do melhor artigo do XIV Seminários em Administração da USP, a administradora foi reconhecida também pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais com o 7º Prêmio Anbima de Mercado de Capitais pela importante contribuição dos seus estudos ao setor.

O que você acredita que um estudante de Administração precisa ter em mente para conseguir se destacar na carreira, assim como você?

Em primeiro lugar, colocar em prática, em sua vida, alguns conceitos fundamentais que aprende durante o curso, como planejamento e organização. É preciso ter em mente quais são os seus objetivos de vida e aonde se quer chegar, planejar ações e definir metas de como irá alcançá-los. Também é necessário se organizar, para que seja possível selecionar e aproveitar as oportunidades que surgirão durante o curso ou após o seu término. A disciplina também é uma questão chave.
Decidir-se por uma área específica dentro do curso logo cedo é importante ou você acredita que isso é amadurecido ao longo dos anos na graduação?
No caso dos estudantes mais jovens, que ingressam diretamente do ensino médio para a graduação, acredito que a escolha por uma área específica da Administração ocorre de maneira natural, de acordo com as habilidades pessoais e o interesse de cada um. Quando se trata de estudantes mais maduros, que já possuem uma trajetória profissional prévia, fica mais fácil focar na área em que já se tem experiência. Mas, independente de optar por uma área específica, acredito que os estudantes devem aproveitar bem todas as disciplinas específicas de Administração, a fim de se tornarem bons profissionais e se prepararem de maneira mais sólida para o mercado. Apesar de a Administração ser uma ciência multidisciplinar, dificilmente um profissional poderá se dar bem se focar exclusivamente uma só área.

Qual a importância do apoio dos professores nessa caminhada em busca do sucesso profissional?

Pelo fato de a Administração ser uma ciência muito prática e dinâmica, os professores precisam ajudar a construir a “ponte” entre as teorias ensinadas em sala de aula e a prática profissional. Para isso, precisam se atualizar constantemente, estar abertos ao debate e à troca de ideias. Entretanto, é importante destacar que o estudante também precisa buscar vivência prática durante o curso, fator preponderante para a sua formação como administrador, seja na forma de estágios, participação em projetos de extensão, empresa júnior, entre outros. Para quem deseja seguir a carreira acadêmica, há oportunidades como projetos de iniciação científica e monitoria. Enfim, acredito que um dos fatores para se tornar um bom profissional em Administração é buscar, desde cedo, essa associação entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática profissional.

Você atuou no mercado enquanto profissional de Administração ou tem se dedicado apenas à carreira acadêmica?


Na realidade, eu consegui conciliar as duas atividades. Atuei no mercado durante todo o curso, em estágios e também como profissional em Finanças, a minha área de concentração no Mestrado. Ao mesmo tempo, também realizei atividades acadêmicas, como monitoria e produção de artigos. Considero muito importante a atuação prática em Administração, mesmo para quem prefere se dedicar ao campo acadêmico. Aliás, acredito que teoria e prática são indissociáveis nessa área. Atualmente, apesar de estar focada na academia, sou investidora e acompanho de perto a dinâmica do mercado financeiro, o que contribui bastante para as pesquisas que realizo.
Fonte: Administradores, acesso 17 de janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário