quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Quando os desafios e a liberdade do marketing são uma escolha de carreira

Jovem de rápida ascensão no mercado de trabalho, o administrador Jonathan Gottfridsson conseguiu aproveitar algumas boas oportunidades para edificar a própria carreira. De bolsista no Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (Cepan), o ex-aluno da UFRGS conseguiu um trabalho temporário em uma unidade da Dell Computers em Eldorado (RS) e mais tarde trabalhou na Suécia, país de origem da sua família, onde teve a oportunidade de aprender um novo idioma. Mas a experiência no exterior rendeu mais do que isso, confirmando a paixão do estudante pela área de marketing: “quando adolescente, via as propagandas na TV e ficava imaginando qual teria sido a estratégia das empresas por trás delas”, brinca.
Atualmente, Jonathan executa análises de mercados dentro do grupo de Inteligência Estratégica na cooperativa de crédito Sicredi, cargo normalmente concedido a profissionais experientes. O professor Walter Nique destaca características como a alta capacidade de trabalho, criatividade, cultura geral profunda, conhecimento de diversos idiomas e responsabilidade. “Estes traços de personalidade seguramente o levarão a píncaros dentro da Administração", afirma. Conheça o nossoframtidens administratör desta edição.

Você fez uma breve incursão pelo agronegócio, mas se decidiu firmemente pela área de marketing. Como você explica essa decisão, ou sua paixão, pela área?

Desde antes de começar a faculdade eu já gostava de marketing. Quando adolescente, por exemplo, via as propagandas na TV e ficava imaginando qual teria sido a estratégia das empresas por trás delas. Porém, quando entrei na faculdade de Administração, a primeira oportunidade de trabalho que surgiu foi de uma bolsa na federal. Apesar da experiência ter sido boa, pude provar um pouco da burocracia existente neste campo, e ver que realmente o que eu queria eram os desafios e a liberdade que o marketing me proporcionaria.

A Dell é uma das gigantes na fabricação de computadores, notebooks e derivados, e você estagiou em uma de suas unidades. O que você conseguiu aprender trabalhando em uma multinacional?

Sair da bolsa e ir pra Dell foi literalmente conhecer um mundo novo. Tenho ótimas lembranças de lá, amigos também. Considero o tempo na Dell como uma escola, onde no dia a dia podia colocar em prática o que eu vinha aprendendo na faculdade. O ambiente de trabalho sempre me proporcionava aprendizado, e os meus colegas sempre estavam dispostos a ensinar. Também a oportunidade de conhecer de perto o modelo de gestão americano foi importante para minha carreira.

Você trabalhou na Suécia durante o curso, certo? Como surgiu essa oportunidade e como foi a experiência por lá?

Sim, no meio da faculdade tranquei um semestre pra morar fora. Era um sonho também conhecer as origens da minha família (meu pai é sueco). Eu queria muito aprender o idioma local e também ter uma experiência com administração fora do Brasil. Inicialmente foi bem difícil conseguir algo ligado à área porque nos primeiros meses eu ainda estava aprendendo o sueco. Não bastava o inglês e o espanhol; eles queriam que eu falasse a língua deles. Após essa barreira ser vencida, surgiu uma experiência de trabalho na área que foi bem gratificante, principalmente pelo fato de poder comparar dois modelos de gestão bem diferentes. Nela desempenhei funções nas áreas de logística e marketing.

Quais os próximos passos que você almeja para a sua carreira?

Pretendo continuar me aprofundando no marketing, aprendendo sempre. Gosto do que faço e não quero que isto mude. Creio que é importante seguir se divertindo com o trabalho, e sempre gostei de colocar ideias e estratégias em prática. Obviamente novos desafios e posições são almejados, porém, sei que no tempo certo Deus vai estar conduzindo todas estas coisas.
Fonte: Administradores, acesso em 18 de dezembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário