terça-feira, 29 de outubro de 2013

Quem você quer motivar?

Um novo estudo sobre motivação no ambiente de trabalho, feito pelo Instituto Gallup, afirma que as estratégias de motivação dos trabalhadores devem ser adequadas ao setor. “Não existe um jeito único de motivar todo mundo”, diz Keri Garman, diretora de marketing do Gallup, em artigo publicado no jornal do instituto.
O artigo primeiro mostra o que não funciona para motivar. Transformar o escritório num “parque de diversões” – com mesa de pingue-pongue, redes etc. – pode ser agradável, mas não gera aumento substancial de engajamento. Férias também não são instrumento de motivação, segundo o estudo.
A seguir, as estratégias mais efetivas, divididas por setor.
Profissionais do conhecimento: Fala-se muito em possibilidade de trabalho remoto e flexibilidade de horários. Porém, segundo Jim Harter, cientista chefe de gestão de ambiente de trabalho do Gallup, as duas táticas mais efetivas nesta categoria – que inclui desde advogados e médicos a web designers e profissionais de TI – são a clareza na comunicação e a conexão com os colegas. São táticas que amenizam o individualismo e a competição comuns nessas profissões. “Quando você sabe o que esperam de você e se sente ligado aos colegas, você gosta de estar lá”, diz Harter.
Funções administrativas: Profissionais que atuam “nos bastidores” queixaram-se aos pesquisadores do isolamento e da alienação. “Os gestores devem dar feedback constante aos subordinados das funções administrativas”, diz Keri. Este profissional muitas vezes desconhece o impacto de seu trabalho no resultado maior da operação.
Indústria: Os operários de manufatura são a categoria menos motivada da economia americana (24% de engajados, segundo a pesquisa, ante a média nacional de 32%). “A mentalidade reinante, neste setor, ainda é colocar processos acima de pessoas. O funcionário deve ser visto como mais importante”, diz Keri.
Dica universal: Segundo o Gallup, o maior artífice da motivação da equipe continua sendo o bom gestor. Porque o desenvolvimento de uma estratégia de motivação exige tempo, paciência e dedicação.
Álvaro Oppermann

Fonte: Época Negócios, acesso em 29 de outubro de 2013.

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