quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Oito lições para melhorar o processo seletivo dos dois lados

Há desafios nos dois lados do processo de recrutamento, e erros simples podem ser o suficiente para custar um emprego ou a oportunidade de contratar o candidato ideal. O site de carreira americano CareerBuilder selecionou, por meio de uma pesquisa com 5.518 pessoas em busca de trabalho e 2.775 gerentes de RH, as principais lições que se deve ter em mente antes de começar esse processo.
Segundo a vice-presidente de recursos humanos do CareerBuilder, Rosemary Haefner, o estudo busca avaliar os comportamentos e percepções diferentes entre aqueles que sentam frente a frente na hora de uma entrevista de emprego. Essas diferenças, segundo ela, podem prejudicar ambos os lados. "Ás vezes há um descompasso entre o que os recrutadores e os profissionais esperam de um processo seletivo", diz ela.
  • Para quem procura emprego:
1) Esteja preparado para falar com a "cúpula" durante uma entrevista de emprego. Segundo a pesquisa, 38% das empresas fazem os candidatos passarem por entrevistas com executivos de diretoria.
2) Fique atento a sua "pegada" na internet, fazendo uma limpa no que pode prejudicar as chances de conseguir um emprego antes de começar um processo seletivo. Segundo a pesquisa, 48% dos recrutadores usam o Google para procurar o nome dos candidatos, 44% pesquisam a pessoa no Facebook e 27% monitoram a atividade do profissional no Twitter.
3) Conheça seu público. Procurar emprego em empresas que tenham o seu perfil não é o suficiente, é importante mostrar aos recrutadores que você sabe disso. Quase um quarto dos gestores de RH (23%) desistem de candidatos que não pareçam estar alinhados com a cultura da empresa, e 18% eliminam do processo aqueles com expectativas salariais altas demais.
4) Etiqueta é importante. Além de causar uma boa impressão durante a entrevista, é importante reforçá-la depois. Mais da metade (58%) dos recrutadores dizem que é essencial entrar em contato com a empresa após a conversa para agradecer pela oportunidade.
  • Para recrutadores:
5) Esteja presente em dispositivos móveis. Pelo menos metade dos profissionais em busca de trabalho que possuem smartphones passam mais de três horas procurando vagas em dispositivos móveis toda semana, e 65% dos que o fazem desistem de um site que não esteja adaptado para o celular. Mais importante: 40% ficam com uma impressão negativa da empresa.
6) Reputação pode ser mais importante do que dinheiro. Mais da metade (68%) dos profissionais em busca de emprego aceitariam um salário menor se ficarem com uma boa impressão da empresa durante o processo seletivo. O mesmo para empresas que são muito bem avaliadas por outros profissionais ou que tenham recebido atenção positiva da mídia recentemente.
7) A marca do empregador é importante. Para 46% dos entrevistados, a marca da empresa tem um papel muito grande na hora de se candidatar a um emprego.
8) Os candidatos estão cada vez mais interessados em trabalhar em um lugar que ofereça equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Para 72%, oferecer horários flexíveis é um fator importante na hora de decidir por uma vaga.
Fonte: Valor Econômico, acesso em 23 de outubro de 2013.

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