terça-feira, 20 de agosto de 2013

A grande revolução digital do nosso período: Computação nas Nuvens

Computação nas Nuvens ainda é um termo desconhecido para muitos executivos. E não deveria. Suas vantagens são enormes para as  empresas, desde a redução do investimento e tempo de implantação de ferramentas de tecnologia até a forma de se relacionar com os clientes.
Imagine uma plataforma tecnológica onde você paga apenas o que usa, que seja fácil de ser implementada, onde não seja necessário grandes investimentos para entrar no ar, e ainda por cima demande uma quantidade de recursos humanos reduzida.  É um sonho, principalmente para os profissionais que são do tempo em que as plataformas tecnológicas dependiam da utilização de servidores proprietários.
Do ponto de vista do marketing, a Computação nas Nuvens possibilita que a interação da empresa com os clientes aconteça sem parar, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Basta o cliente ter acesso à internet. Não importa se é através de um computador, um tablet ou um celular. O conteúdo fica centralizado nas nuvens, e a sua distribuição se adequa ao formato mais conveniente do usuário.
Várias ferramentas de software disponíveis no mercado já rodam através da Computação nas Nuvens como por exemplo, sistemas de ERP, CRM, Força de vendas e Call-Center. É capaz que sua empresa já utilize essas ferramentas e você ainda não saiba como elas funcionam. Se esse for o caso, um conselho: Computação nas Nuvens não é um assunto de tecnologia, mas de negócios. Se você se preocupa com os resultados da sua empresa, corra para aprender.
Ricardo Pomeranz

Nenhum comentário:

Postar um comentário