Esta é uma pergunta que respondemos ao longo de nossas vidas por diversas vezes, centenas, milhares até.
As respostas são sempre as mais mirabolantes, a maioria delas muito difíceis, quase impossíveis de serem concretizadas. Novamente nos perguntam e uma vez mais, respondemos de modo distante, sempre pensando no futuro e em algo cujo escopo nem sempre é tão relevante ou se é, é muito, muito difícil de ser conquistado.
Mestres, doutores, filósofos, compositores já nos ensinaram que: “Se é para sonhar que se sonhe o impossível”.
Sempre me pego perguntando se isto faz sentido. É evidente que sem um sonho não conseguimos chegar a lugar algum. É um sonho, meta ou visão que nos faz acreditar em algo que seja possível de se realizar. Sonhar faz bem. É gostoso. Viajamos nos nossos sonhos. Faz bem à alma. Faz bem ao ego. Sonhar é divertido. É engraçado. Nos deixa feliz. E quando terminamos de sonhar, voltamos à realidade.
Por que isto tem que ser assim? Não tem!
Podemos sonhar sim, mas precisamos aprender a sonhar o possível. Fazer com que o possível aconteça. O possível é algo que conseguimos atingir com esforço, dedicação, trabalho, amor, atenção, cooperação, comprometimento, objetivo e acima de tudo com felicidade durante o trajeto.
Muitas pessoas se dizem satisfeitas e felizes com trabalho terminado. Enquanto não tiver terminado, não ficam felizes por nada. Imaginam que a felicidade encontra-se apenas no final de um ciclo. Como se não pudessem ser feliz ao longo do caminho.
Não estou querendo ser sonhador demais com as colocações acima. Muito pelo contrário. Precisamos sonhar com cada momento presente. Com cada vitória. Cada instante. As pessoas projetam a sua felicidade sempre no futuro, acreditando que no futuro vão conseguir. Não sabem o que, mas vão.
E o que fazem para conseguir? Nada. Não mudam, apenas sonham. Sonhar é fundamental mas o que realmente importa é a nossa capacidade de fazer e liderar outros para que façam conosco.
Se não tomarmos as rédeas de nossas vidas, os nossos sonhos não irão se realizar. Não irão. E não estou falando dos sonhos impossíveis. Estou falando dos possíveis.
O que estou querendo colocar aqui objetivamente, é que até vejo as pessoas pensarem em ser felizes hoje, mas não fazem nada para que isto aconteça. Esperam e acreditam que vai acontecer naturalmente.
Não é assim que funciona. Precisamos aprender a viver com felicidade e aproveitar cada dia. Fazer com que nosso trabalho não seja exclusivamente nossa fonte de renda, mas um local onde possamos expressar nossa felicidade. Diariamente, ainda que num ou outro dia, tenhamos um monte de afazeres chatos e aparentemente improdutivos. Todos temos. Sem exceção. A vida é assim.
Você já sonhou em conseguir ser feliz na maior parte do seu dia, todos os dias?
Tente. De verdade. Por tentar, entenda que ter uma atitude positiva e efetiva frente aos problemas é o único modo de poder sonhar em ser feliz. Sonhe, mude e faça. Você consegue!
Airton Carlini
Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2013/04/08/qual-e-o-seu-sonho/ acesso em 09 de Abril de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário