sexta-feira, 26 de abril de 2013

Os processos que formam as decisões, resultados profissionais e empresariais


Seja pelo meio acadêmico, por processos de treinamentos ou no dia a dia nos exercícios das nossas responsabilidades, sempre ficaremos como uma ideia um pouco vaga do material recebido ou assimilado, pois na verdade o mundo dita por coisas praticas e ninguém vende mais ou menos, pela simples questão de ser uma enciclopédia ambulante.
Os resultados dos esforços em sala de aula dependem da objetividade e visão do indivíduo quanto ao que realmente está faltando para melhorias no dia seguinte. O grande desafio profissional não será o de acumular conhecimentos, mas o de saber processá-los pelo que interessa, mesmo porque quase nunca dispomos de informações cem por cento aproveitáveis para a finalidade de cada caso.
Somos parte de um processo evolutivo que deve obrigatoriamente acompanhar a velocidade das mudanças, pois de nada adianta novos recursos sem que a evolução humana tenha sabedoria competente para utilizá-los e por esta razão o seu fator para a produtividade fica na dependência de alguns percentuais de novas idéias que possam ser transferíveis para uso do dia na batalha pelo reconhecimento.
É preciso reunir o útil do que sabemos, aprender a compartilhar pelos objetivos de cada situação, treinar para se organizar, criar metodologias para não perder o foco e agir reduzindo riscos para se alcançar os resultados.
Etapas do Processo Decisorial
1) Percepção da Situação
2) Análise e definição do problema
3) Definição de objetivos
4) Procura de alternativas de solução
5) Avaliação e comparação dessas alternativas
6) Escolha da alternativa mais adequada
7) Implementação da alternativa escolhida.
Sérgio Sasso

Nenhum comentário:

Postar um comentário