sexta-feira, 5 de abril de 2013

Clima organizacional: auxiliando na retenção de talentos


As organizações podem competir em recursos materiais, mas jamais competirão em recursos humanos, são as pessoas o maior diferencial. A tendência é que profissionais qualificados e interessados preferiram atuar em empresas que, além oferecerem possibilidade de crescimento, possuam um ambiente agradável e comunicação aberta.

Neste contexto, tornou-se imprescindível que as empresas estejam em constantes melhorias, para oferecer um bom ambiente de trabalho aos seus colaboradores e assim conseguir o melhor rendimento deles. Para isso, deve-se avaliar constantemente o clima organizacional.
O termo clima organizacional refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente interno de uma organização (CHIAVENATO, 2006), ou seja, aos fatores presentes na empresa que influenciam na motivação dos funcionários.
Uma ferramenta utilizada para verificar a qualidade do clima organizacional é uma pesquisa de clima, que possibilita o levantamento dos aspectos positivos e negativos da organização, que motivam ou desmotivam seus funcionários.
Para a gestão da organização, identificar essas necessidades é imprescindível para oferecer aos colaboradores um ambiente que reflita suas expectativas, influencie positivamente na motivação e no rendimento durante as atividades e, consequentemente, na lucratividade da empresa, pois profissionais satisfeitos geram clientes satisfeitos.
Para os colaboradores, a pesquisa representa uma oportunidade para que expressem seus pensamentos e sentimentos em relação à empresa. (LUZ, 2003, p.38).
Portanto, analisar e manter a qualidade do clima organizacional auxilia, consideravelmente, a retenção de bons profissionais, pois demonstra o interesse da organização em oferecer o melhor ambiente possível para seus colaboradores.
Nathalia Menger

Nenhum comentário:

Postar um comentário