Treinar os profissionais de modo a fazê-los se atualizar e aprender é sabidamente uma ótima ideia e um investimento muito proveitoso. A questão está em como aproveitar o máximo dos treinamentos e também de palestras que temos a possibilidade de assistir.
Sou palestrante e tenho a preocupação em todas oportunidades, de deixar muito claro, o que devemos e o que não devemos esperar destes eventos. As pessoas, muitas vezes vão a um treinamento de 4, 6, 8 ou mais horas com a expectativa de aprender muito e aproveitar ao máximo todo o tempo investido.
Anotam muito, uns perguntam bastante, outros saem com a “cabeça a mil”, achando que vão resolver por completo os problemas da empresa, equipes, departamentos, etc.. No dia seguinte, logo pela manhã, ao retornar ao seu posto, a quantidade de problemas a serem resolvidos se acumulou na proporção do tempo que ficou fora e as necessidades de respostas são imediatas. Pronto. Rapidamente voltamos ao dia a dia, e tudo o que aprendemos fica “guardado” na memória, ou “esquecido” no meio dela.
Por que isto acontece? Vimos coisas tão interessantes, revimos outras, aprendemos, dividimos conhecimento e ainda assim deixamos isto acontecer. É fato.
Aprendi já há muito tempo, que treinamentos devem ser inspiradores. Motivadores, fazer com que tenhamos força para agir de modo diferente. Colocar algo em prática. Treinamentos precisam ser mais práticos!
Uma outra questão é a falta de percepção dos participantes da importância dos treinamentos para o aprendizado contínuo e desenvolvimento pessoal. Já presenciei e ouvi diretamente de profissionais que simplesmente não queriam estar ali, e apenas estavam cumprindo uma ordem superior e não percebiam a oportunidade que lhes estavam oferecendo. Até entendo que um profissional possa não querer participar de uma palestra ou um treinamento mas, uma vez que aceitou, fazer “pirraça” e não procurar aproveitar, sinceramente, não faz o menor sentido.
Enfim, o que sugiro, é que pense de forma objetiva quais ideias podem ser aplicadas imediatamente no seu dia de modo a obter uma maior produtividade. Não pense em quantidade. Pense em qualidade. Num treinamento, por melhor que ele seja, dificilmente você vai conseguir captar mais do que uma, duas ou no máximo três ideias realmente criativas, capazes de fazer a diferença. Se conseguir aproveitar uma ideia, já está ótimo. Duas, sensacional. Concentre-se no que importa pra você. Entre tudo o que ouviu e aprendeu, alguma coisa é mais importante e principalmente, você pode, deve e precisa colocar em prática. O aprendizado é individual, aproveite ao seu modo.
Vá a um treinamento, concentre-se e aproveite o seu máximo e saia de lá com mais atitude e determinação. Treinamento, além de passar algo prático, precisa lhe motivar a agir. Aja, siga e SUCESSO!!
Airton Carlini
Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2013/03/12/pra-que-servem-os-treinamentos/ acesso em 12 de Março de 2013.
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