Em compensação, raramente o cliente domina os termos técnicos da área. Afinal, ele contrata o especialista justamente para que ele resolva o problema até o fim.
Por isso, ao invés de exibir todo seu conhecimento já na primeira conversa, foque em entender as expectativas do cliente da forma mais simples possível. Quando o cliente consegue te entender de forma clara, ele passa a confiar muito do que quando recebe uma enxurrada de termos técnicos que não fazem sentido.
Conforme o problema do cliente é bem compreendido, aí sim você pode especificar a solução usando termos mais técnicos. Além de ser útil para demonstrar que você possui um plano concreto de ação, quanto mais específica a proposta, menor a chance de problemas contratuais na hora do serviço ser entregue.
Por exemplo, se um cliente está precisando instalar uma rede wi-fi no escritório, comece a conversa perguntando mais informações sobre o ambiente em que a rede será instalada. Só depois que você realmente compreender a situação e mostrar as principais vantagens e desvantagens de cada opção, você pode indicar na proposta que será usado o roteador da marca ABC, modelo XYZ.
Antes disso, quanto mais o cliente conseguir te entender de forma clara, maior sua chance de fechar a venda.
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/como-o-empreendedor-deve-usar-a-linguagem-a-seu-favor acesso em 18 de Março de 2013.
Priscila Zuini
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/como-o-empreendedor-deve-usar-a-linguagem-a-seu-favor acesso em 18 de Março de 2013.

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