terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Como as franquias podem driblar a sazonalidade


A sazonalidade de um negócio depende do tipo de empreendimento. No caso de operações de varejo como perfumarias, presentes e vestuário, algumas épocas são bastante fortes em termos de vendas (Natal, Dia das Crianças, etc). Em outras épocas, como o começo do ano, quando há o pagamento das diversas taxas (impostos, IPVA e matrículas), o poder de compra de parte dos consumidores acaba reduzindo.
No caso das franquias, conhecer a sazonalidade do negócio que está sendo operado e buscar alinhamento com a empresa franqueadora é responsabilidade do franqueado. A franqueadora deverá orientar e estruturar programas de promoções ou campanhas para essas épocas. 
Um dos caminhos que as redes proporcionam aos franqueados é a participação em conselhos consultivos sobre temas específicos, como comitês de franqueados para marketing. Nesses comitês, são tratados temas de campanhas promocionais para toda a rede e, nesse caso, com a participação ativa dos franqueados, é possível ter um programa mais adequado para a realidade de uma determinada região, respeitando os princípios e padrões da marca franqueadora.
Outras redes têm um processo de planejamento de marketing bastante estruturado e uma inteligência de negócios que lhes permite já definir no começo do ano, por exemplo, um calendário promocional para toda a rede e por regiões específicas. 
Além disso, a postura empresarial do franqueado deverá ser bastante ativa e seu empreendedorismo deverá estar alinhado com os padrões da franqueadora para realizar campanhas locais. Também deverá gerar no franqueado a necessidade de se planejar para essas épocas do ano. O franqueado precisa aumentar as reservas financeiras do negócio, manter controle absoluto das despesas e ter um processo de compras e abastecimento de estoque adequado para cada época.

Adir Ribeiro
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/como-as-franquias-podem-driblar-a-sazonalidade acesso em 26 de fevereiro de 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário