quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A língua portuguesa pode ser a culpada pelos seus problemas financeiros

Muito se escreve sobre o que pode afetar o comportamento financeiro das pessoas. Existem fatores bastante óbvios, como o quanto elas ganham ou costumam gastar. E existem outros, bem, um tanto inusitados. Aparentemente, o idioma que você fala influencia a sua capacidade de poupar. Pelo menos é o que indica o estudo do economista Keith Chen, da Universidade de Yale, que relaciona o uso do tempo verbal futuro nas línguas com propensão a economizar.
O uso do tempo futuro varia muito de acordo com o idioma. Em português, há uma diferenciação clara entre o presente e o futuro. Ao comentar o clima, dizemos “hoje está quente, amanhã estará quente”. O mesmo não ocorre com o chinês, por exemplo, no qual não há flexão de tempo verbal para diferenciar o presente do futuro. Segundo Chen, isso faz com que os nativos em determinadas línguas tenham que perceber constantemente uma separação entre futuro e presente, enquanto outros não pensarão nisso com tanta frequência.
Esse fato, de acordo com o economista, faz diferença na hora da tomada de decisões. Quanto mais próximo o presente for do futuro no idioma, mais fácil e mais natural será para aqueles que o falam guardar dinheiro. Quando o amanhã está mais próximo do agora não existe uma sensação de sacrifício tão grande. Por outro lado, quanto mais distante a língua colocar o futuro do presente, será mais difícil economizar.
Elisa Campos
Fonte: http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/financasdebolso/2013/02/22/a-lingua-portuguesa-pode-ser-a-culpada-pelos-seus-problemas-financeiros/ acesso em 27 de Fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário