quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Como maximizar a produtividade de seus funcionários – parte II


Aqui está a continuação das dicas que coloquei na semana passada. Espero que aproveitem!
FALE A VERDADE
A produtividade raramente progride em uma atmosfera infestada de boatos e desconfiança. Mantenha seus funcionários informados sobre quaisquer problemas que possam afetá-los (eles vão acabar descobrindo de uma forma ou de outra). Crie grupos de discussão entre gestores e funcionários, nos quais estes tenham a oportunidade de expressar suas próprias preocupações e opiniões quanto aos problemas da empresa.
AS RECOMPENSAS PODEM VARIAR
As pessoas desempenham melhor quando seus esforços são recompensados – mas estas recompensas não precisam necessariamente ser financeiras. Dias adicionais de folga, elogios em publicações da empresa ou a oportunidade de expandir as responsabilidades no cargo são apenas três exemplos de recompensas não-financeiras.
NÃO DEIXE DE DAR VALOR AOS PROGRAMAS DE TREINAMENTO
Certifique-se de que os treinamentos escolhidos estejam ensinando às pessoas novas habilidades, e não apenas demonstrando-as. Garanta também que os cursos de treinamento estejam adaptados aos mais novos, mas que ainda assim despertem o interesse dos mais velhos.
ATRIBUA RESPONSABILIDADES INDIVIDUAIS
Quanto mais pessoas compartilham a responsabilidade por um determinado projeto, mais tempo elas levarão para completá-lo. O trabalho em grupo é uma dinâmica importante no meio empresarial, mas garanta que cada indivíduo dentro de um grupo tenha responsabilidades claramente definidas.
LIVRE-SE DAS “LARANJAS PODRES”
Bastam algumas poucas “laranjas podres” para interferir na produtividade e no clima de um departamento inteiro. Por isso, independentemente do quanto eles sejam talentosos, funcionários cujas atitudes e cujos hábitos dão um mau exemplo para os outros devem ser intimados a “entrar na linha ou procurar novos horizontes”.
NÃO “FAÇA VISTA GROSSA” PARA AS TAREFAS DESAGRADÁVEIS
Aceite o fato de que nem todos os projetos agradarão aos seus funcionários. Por isso, quando tiver que atribuir tarefas desagradáveis, prepare seu pessoal com antecedência. Pense, também, na possibilidade de contratar um funcionário temporário para ajudar. Bons funcionários temporários estão geralmente contentes em fazer o trabalho que as suas melhores pessoas não querem.
Flavia Mantovani
Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sua-carreira-sua-gestao/2013/01/29/como-maximizar-a-produtividade-de-seus-funcionarios-parte-ii/ acesso em 31 de janeiro de 2013.

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