Pelo quarto ano seguido, a Nestlé foi a vencedora do prêmio “Época NEGÓCIOS 100 - As Empresas de Maior Prestígio do Brasil". A cerimônia da quinta edição da premiação aconteceu hoje (5/12), no Leopolldo Itaim, em São Paulo (SP), e teve apoio de Technos.

Na opinião de Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding, responsável pelo ranking, foi-se o tempo em que investir em marca corporativa era algo cosmético. "Quanto maior o pretígio de uma empresa, maior seu valor em bolsa."
Para Troiano, os produtos, hoje, são consumidos muito pela relação que o cliente tem com a marca da companhia. "Marcas corporativas tendem a alimentar as marcas de produto. E vice-versa. É uma coisa só."
Vencedoras
“A Nestlé tem compromisso forte com o brasileiro. Não é à toa que ganhamos nas últimas quatro edições", disse Izael Sinem Júnior, diretor de comunicação ao consumidor da Nestlé ao receber o prêmio de empresa de maior prestígio do país. "Esse prêmio é fruto de um trabalho muito sério.”
Em sua primeira entrevista à imprensa, o guatemalteco Juan Carlos Marroquín, presidente da subsidiária brasileira da Nestlé desde julho deste ano, falou à edição especial de NEGÓCIOS sobre a difícil missão de substituir Ivan Zurita, responsável por quadruplicar o faturamento da companhia no país em dez anos, e sobre a receita da empresa para se manter no primeiro lugar por tantos anos.
“Eu era fã do Ayrton Senna e ele costumava dizer: ‘o segundo lugar é o primeiro perdedor’. Estou totalmente de acordo”, disse Marroquín. “O desafio maior é lutar contra a complacência.”
O segundo lugar entre as dez mais foi da Natura. Premiada por ter a inovação como atributo de marca, a empresa adotou neste ano uma ferramenta de maquiagem virtual para promover seus produtos. “Estamos apenas em seis países e já somos a 15ª maior do mundo. É um orgulho fazer parte dessa empresa”, disse José Vicente Marino, vice-presidente executivo da Natura ao agradecer o prêmio.
A maior empresa do país levou o terceiro troféu da noite. Pela primeira vez, a Petrobras tem uma mulher na presidência, com a missão, entre outras, de manter o alto prestígio da marca. "A imagem da empresa é tudo o que ela transmite" disse Patrick Horbach Fairon, gerente executivo de abastecimento petroquímico da Petrobras.
Johnson & Johnson, Sony, Samsung, Boticário, Banco do Brasil, Volkswagene Apple completaram o top 10 entre as empresas de maior prestígio neste ano. "A gente se orgulha bastante do que fizemos na companhia este ano", afirmou Maria Eduarda Kertész, presidente da Johnson & Johnson no Brasil. "Aumentamos nosso investimento em marca e nos produtos. Com isso, crescemos quase o dobro do nosso resultado no ano anterior."
O ranking tem base em um levantamento nacional, realizado pelo Grupo Troiano de Branding. A pesquisa foi realizada com mais de 12 mil consumidores em todas as regiões do país e classes sociais. Foram avaliadas mais de 250 marcas corporativas e, ao final, foram escolhidas as 100 marcas para integrar a lista.
As marcas foram avaliadas em seis aspectos: admiração, compromisso social e ambiental, confiança e ética, história e evolução da empresa, postura inovadora e qualidade de produtos e serviços. A lista completa, com as cem empresas premiadas, você confere em uma edição especial, que chega às bancas no dia 11.
Época Negócios
Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Empresa/noticia/2012/12/nestle-leva-trofeu-como-empresa-de-maior-prestigio-do-brasil-em-2012.html acesso em 06 de dezembro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário