terça-feira, 27 de novembro de 2012

O que não se mede não se gerencia: metas


Como destaquei em meu último post, esse tem sido um dos temas, ainda, mais desafiadores para as organizações, pois conforme comentado um número considerável delas tem encontrado muita dificuldade para definir os indicadores de desempenho de resultados/impactos e os de processo, assim como suas respectivas metas.
A meta pode ser definida como um valor numérico, associado a um único indicador de desempenho. Na sua definição deveriam ser consideradas as seguintes diretrizes: DESAFIADORAS, mas ALCANÇÁVEIS; MENSURÁVEIS; e FLEXIBILIDADE.
Além disso, ao se definir o valor de uma meta, podem ser levados em consideração os aspectos:
  •  Melhor resultado já alcançado pela organização.
  • Melhoria de x% em relação a média do  desempenho anterior (evolução histórica).
  • Desdobramento dos indicadores estratégicos da empresa para os níveis táticos e operacionais.
  • Atitude empreendedora do gestor/líder empresário.
  • Necessidade ou expectativa dos clientes.
  • Desempenho do concorrente.
  • Comparação com o Referencial Comparativo Pertinente, que pode ser a melhor organização em um determinado processo, sem que necessariamente precise ser do mesmo setor de atuação da organização.
Resumindo, a definição da meta deve ter método associado, ou seja, para as pessoas da organização é importante saber como que o valor foi definido.
Não podemos ter valores “chutados” e/ou que sejam inatingíveis, pois isso pode gerar forte desmotivação na equipe.
E sua organização, segue essas considerações?
Tadeu Pagliuso
Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2012/11/26/o-que-nao-se-mede-nao-se-gerencia-metas/ acesso em 27 de Novembro de 2012.

Um comentário:

  1. Excelente post!
    Esse é um ponto fundamental, que, nem sempre, é construído da maneira correta! Para que a meta seja cumprida ou alcançada como se espera, é preciso que ela seja estabelecida de maneira concisa e clara para os que nela trabalharão. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir