No segundo dia do Global Conference, na Philadelphia, discutimos os desafios para construir um time efetivo nos ambientes virtuais. Cada vez mais trabalharemos em geografias distintas, instalações distantes, tempos alternados. O contato presencial cada vez mais substituído pelo virtual. E aí estão os desafios.
Mike Nagel, CEO do The Vomaris, e George Brough, VP do Caliper, apresentaram uma pesquisa realizada em 77 países com mais de 1.500 respondentes sobre a questão: 73% dos respondentes consideraram muito mais difícil administrar conflitos em equipes virtuais do que nas presenciais.
Tomar decisões é, segundo os entrevistados, 69% mais difícil nas equipes virtuais. Da mesma forma expressar opiniões é tido como maior dificuldade por 64% da pesquisa. Porém , sobre o quesito de entregar qualidade, as opiniões são iguais, tanto nas equipes virtuais como nas presenciais a pesquisa não aponta dificuldades nos times virtuais. Consideram ainda que o rapport é mais difícil e pode haver a ausência de coleguismo.
Para liderar equipes virtuais os pontos essenciais são: influenciar sem autoridade, ouvir com o terceiro ouvido, autoconhecimento, empatia, agilidade e recursos adequados para o trabalho.
Para o gestor a grande recomendação é colocar-se no lugar do pessoal dos sites, e sentir a coisa como se fosse um deles. Clareza de propostas, accountabilitty consciente para todos, e participação das equipes no processo ao longo da jornada.
Vai ainda mais um alerta: overcommunicate. Comunique, comunique e comunique, muito, por todos os meios. Não ache que ao enviar o e-mail a coisa foi disparada, comunique e recomunique por todos os meios disponíveis, isso vai evitar muitas lacunas de comunicação. A construção de equipes virtuais está sempre “under construction”.
José Luis Megido
Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/cabeca-de-lider/2012/10/15/como-construir-um-time-efetivo-em-um-ambiente-virtual/ acesso em 15 de outubro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário