Para ser líder é preciso saber se relacionar com as pessoas. São elas quem o aceitarão como líder e o manterão como líder.

Sabe, liderança é uma assunto que está na moda.
Parece que todo mundo, ao mesmo tempo, decidiu que tem como objetivo profissional tornar-se líder de alguma equipe.
Mesmo num momento onde as empresas estão cada vez mais inclinadas à extinguir coordenadores e gerentes e a investir em equipes auto-gerenciáveis.
E vejo acontecer muito: O garotão paga de líder. É coordenador da equipe de desenvolvimento, marketing, vendas ou whatever.
E está lá, pulcro, ilustríssimo, com uma das sobrancelhas arqueadas dizendo, com sua linguagem corporal que quem manda naquele lugar é ele.
Porém, em algumas situações como solicitações absurdas ou para ficar bem na fita, diante de seus demais colegas líderes, coordenadores, bam bam bans, ele comete o maior dos pecados de um líder: denigre a própria equipe.
Ah! É verdade eu havia me esquecido das aulas de sociologia. Vivemos num mundo de seres superiores e inferiores. Digo, num país onde a cultura se desenvolveu dessa maneira, é verdade, não posso me esquecer disso.
Acontece que, apesar de sermos ensinados que existem seres superiores e inferiores, esquecemos que, para ser considerado um "White Collar VIP On Top" é preciso, antes de qualquer coisa, fazer por merecer.
E eu não me refiro à diploma de especialização.
Refiro-me à atitude de liderança genuína.
Quem realmente estuda liderança a fundo, e não apenas decora as respostas das provas, sabe que a característica de um líder é valorizar o que ele tem, mesmo que não seja exatamente tão bom assim.
Por mais que existam partes a serem aprimoradas, o líder de verdade sabe do ouro que tem em mãos. E se não enxerga das primeiras vezes, ele procura, garimpa e faz o polimento.
O líder sabe que é preciso transformar a matéria prima rudimentar em escultura, diamantes, ou o que quer que seja.
Ficar bem na fita para a diretoria ou para um colega coordenador da alta é aceitável desde que não se desonere ou denigra o trabalho da equipe à qual ele representa.
Isso significa que, se um projeto que cai de paraquedas no colo da equipe - encapado como pedido de favor vindo de outro departamento - é necessário fazer uma análise e, se o pedido for inviável, abrir a boca e pronunciar gentilmente:
"Gostaria de ajudar, mas, infelizmente, não é possível".
Outra atitude muito comum é a velha e inaceitável ameaça.
O considerado líder, a fim de ver resultados sem fazer esforços, ameaça à equipe caso algo não seja entregue dentro do prazo que, na maioria das vezes, é utópico.
A equipe, por sua vez, deixa de fazer algumas coisas e pula etapas importantes para que a descortês solicitação seja entregue.
Quem estuda liderança a fundo também já sabe que 90% do conceito de liderança é o aperfeiçoamento próprio, através da convivência com pessoas talentosas em diversas e específicas atividades, que, olha só, compõem a equipe.
A grande lição por trás da liderança é aprender com as pessoas que você lidera. Você não ensinará nada a ninguém.
Você não ditará nada a ninguém.
Você não mandará em ninguém.
Você não exercerá poder sobre ninguém.
Você abrirá os olhos dessas pessoas, você indicará o caminho, você avaliará o desempenho e ajudará essas pessoas a se tornarem melhores.
Como líder, essa é a sua função. Não o contrário. Não apenas a metade.
Se você quer ser líder, assuma a responsabilidade de ser líder. Entenda que relacionamentos acontecem na base de trocas.
Se você pretende ser considerado um "VIP On Top Of The Top", comporte-se como um "VIP On Top Of The Top", não como alguém "Tento Ser Vip On Top Of The Top Mas Nunca Consigo"
Defenda sua equipe ao invés de denegri-la.
Motive ao invés de ameaçar.
Faça com que o trabalho dela apareça mais do que o seu.
Gerenciar pessoas, amigo, não é status, não é poder, não é pose de bam bam bam nem uma oportunidade de cabide de emprego pra você acessar o Mercado Livre enquanto a equipe trabalha.
Gerenciar pessoas é servir.
Liderar é servir. E servir mais do que qualquer um.
Leituras básicas para qualquer um que deseja saber mais sobre a essência de ser líder:
O Monge e o Executivo e Como se Tornar um Líder Servidor
Bruno Cullen
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/se-voce-quer-ser-lider-defenda-sua-equipe/65893/ acesso em 12 de setembro de 2012.
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