segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Comportem-se e ganhem pontos!


Alguns estudos apontam que boa parte das demissões são causadas por fatores comportamentais e emocionais.
Foi com essa frase que assinei o vídeo que idealizei há mais de um ano para sensibilizar empresas, pessoas e o mercado em geral a respeito da importância do lado comportamental na trajetória de um profissional, principalmente daquele que está no início da trajetória e é mais suscetível a deslizes e atitudes impensadas, que podem se tornar um belo tiro no pé.
Em diversas profissões, o lado técnico, adquirido em uma universidade ou cursos quaisquer, é pouco explorado no dia a dia. Mais do que isso, diplomas, certificados e rótulos são facilmente copiados por outros e acirram ainda mais a competitividade. Dessa forma, os fatores que mais se tornam relevantes no momento da avaliação para efetivar ou promover um jovem é a velocidade de aprendizagem e adaptação ao contexto em que se encontra.
A grande viralização e disseminação atingida pelo vídeo demonstram o quanto essa realidade é delicada e o quanto situações similares às apresentadas, mesmo que de forma cômica, são comuns e infelizmente resultam em inúmeras anônimas demissões.
Cuidar do lado comportamental não é algo que se aprende, é algo que se escolhe e se pratica! Bom senso hoje e sempre!
Felipe Maluf
Não somos quem pensamos ser, mas, sim, o que demonstramos ser. Nossas atitudes refletem de maneira gritante nossos valores e nunca foi tão importante cuidar desse aspecto na busca por uma evolução na carreira. Um jovem preocupado apenas em desenvolver suas competências técnicas e que se esquece de cuidar dos valores que carrega em suas ações comete um erro brutal e terá sua empregabilidade reduzida drasticamente.
Cursar uma boa universidade, fazer cursos de pós-graduação e falar mais de uma língua com fluência continua sendo indispensável, no entanto, é no comportamento que encontramos o verdadeiro diferencial de um profissional do século 21.
Mario Sergio Cortela, filósofo e educador brasileiro, nos deixa uma regrinha básica que pode ajudar bastante na busca por um comportamento ético e saudável. Segundo ele, para cada atitude que decidir tomar, responda três perguntinhas: “eu quero?”, “eu devo?” e “eu posso fazer isso?”. Caso uma das respostas seja negativa, pare e repense sua ação.
Tiago Tamborini
A geração Y nasceu em um mundo mais complexo e repleto de tecnologias, todas criadas para facilitar o dia a dia das pessoas. Isso criou um cenário muito mais protegido e mais prático para o desenvolvimento dessa geração. Além disso, os investimentos realizados na educação desses jovens geraram uma pressão por resultados satisfatórios sempre.
Observo com maior frequência na atitudes dos jovens a busca de experimentação de realidades diferentes, talvez acreditando que, quanto mais experimentarem empregos e empresas diferentes, mais estarão preparados.
Essa é uma estratégia equivocada, pois confunde experimentação com absorção de experiência. Normalmente, o jovem manifesta esse pensamento distorcido quando argumenta que está buscando “novos desafios”, esquecendo que há, certamente, muitos desafios no próprio emprego em que está. Aliás, o primeiro e principal desafio é permanecer no emprego com todos os obstáculos que ele apresenta. Esse é um comportamento que certamente gera pontos para o jovem.
Sidnei Oliveira

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