quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Avaliação de Desempenho


Podemos definir que Avaliação de Desempenho é como uma medição ou identificação de ações realizadas dentro de uma organização durante um determinado período pelos seus colaboradores. Tem o objetivo de avaliar e diagnosticar o desempenho individual ou grupal dos colaboradores, desenvolvendo seu crescimento pessoal quanto o profissional, bem como melhor desempenho.
 
Com isso, traz melhores informações para tomadas de decisões ao RH acerca de salários, demissões, treinamentos, planejamento de carreira e promoções, auxiliando o desenvolvimento na pessoa avaliada em relação ao seu crescimento.
Além do mais, a Avaliação de Desempenho vem facilitando a aplicação do feedback nas pessoas da organização,com informações íntegras,intangíveis e indicando o caminho para seu autodesenvolvimento.Outra possibilidade seria a descoberta de novos talentos, que são o resultado da indicação das qualidades de cada pessoa da organização.
Como regra, o sistema deve ser flexível, capaz de regular as perspectivas do aperfeiçoamento contínuo. A implantação do sistema deve ser evitada em momentos de turbulência na organização, na falta de comunicação na empresa, nas situações de baixa receptividade do conhecimento ou falta e preparação por parte da chefia ou avaliador.
A Avaliação de Desempenho deve ser em períodos interativos, atribuir aos objetivos fixados, não é uma técnica objetiva, porém limitada, envolvendo certos graus de erros, contribuindo em uma base para tomada de decisões.
Portanto, quanto mais rápido ocorrer os processos de mudanças da uma organização maiores serão as capacidades de desenvolvimento do potencial existente, sendo que esta situação gera motivações e contentamento nos colaboradores.
Tamires Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário