quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Quando é hora de mudar...


Esse tema surgiu há poucos dias, enquanto conversava com minha amiga sobre sua vida profissional. A falta de tempo, a busca incessante pelo aprendizado, a necessidade de inovar.
Esse sentimento, bastante comum entre os chamados “jovens que se cansam fácil demais”, nada mais é do que uma resposta pronta ao momento em que vivemos. Somos engolidos pela velocidade em que surgem novas tecnologias, novos parâmetros, novas possibilidades… É tudo tão fácil… Mas tão complicado.
Se, na hora de acordar, você já não vê mais motivos para tanto esforço, para tanto trabalho, para tão pouca remuneração, é chegada a hora de parar e pensar: “O que quero pra mim agora?”.
Você pode precisar de um tempo, de uma viagem, de novos contatos, de um salário maior ou até de um novo emprego.
“A vida necessita de pausas”, já dizia Carlos Drummond de Andrade, e agora, você precisa também de um mentor.
O mentor vai te ajudar a encontrar um caminho, apontar eventuais falhas, vai fazer sua cabeça dar um looping e o que você vai aprender e encontrar durante esse percurso é surpreendente, apesar de não ser algo novo. É você, cheio de vontade de se superar, com novas perspectivas e reinventado.
Reavaliar-se, ter um momento de silêncio consigo sempre faz bem. Dê uma pausa para seu café e se aproveite, porque agora é hora de mudar.
Paula Mendes
Estão marcados dia e hora para as mudanças acontecerem? Seria interessante, mas, na vida real, as mudanças simplesmente acontecem… É preciso coragem para enfrentar os desafios e as incertezas. A boa notícia é que o risco pode ser menor quando você considera, principalmente, duas variáveis:
·    autoconhecimento: na descoberta dos “por quês”, você reage às situações de diferentes formas. Conhecendo suas crenças e valores, você entenderá as razões que o levam às suas escolhas;
·    ouvindo o outro: uma boa conversa com um familiar, um coaching ou um amigo facilitarão seu entendimento e prontidão para a mudança. O mundo enxergado por outro ângulo!

Querendo ou não, a mudança acontecerá. Então, aproveite para extrair o melhor dessa situação!
Iara Guimarães
Quando estamos diante de um cenário novo, normalmente negamos ou resistimos a essa nova condição. Somente depois que decidimos explorar e analisar os fatos é que consideramos a possibilidade de aderir à mudança. Isso acontece com todas as pessoas, sem exceção. A única coisa que difere é a velocidade que as pessoas passam da negação para a adesão à mudança.
Buscar a mudança é uma característica do jovem e um de seus principais instrumentos é o questionamento, contudo, se isso ocorre sem uma estratégia na forma de apresentar suas perguntas, é possível que os questionamentos sejam confundidos com confrontamentos, que bloqueiam qualquer possibilidade de mudanças e inovações.
Sidnei Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário