Inovação é a palavra da vez. Nunca se viu com tanta frequência o uso da palavra inovação. Ela está em campanhas publicitárias, departamentos recém-criados, grandes empresas, produtos e até em pré-requisitos nos anúncios de vagas.

Outro fator que podemos observar em casos de inovação que não envolvem a tecnologia pode ser simplesmente uma nova maneira de premiar uma equipe. Por exemplo, o RH de uma empresa que há diversos anos premia seus melhores funcionários com viagens pode fazer uma enquete com seus colaboradores, para saber qual tipo de premiação eles gostariam de receber e descobrir que eles prefeririam receber seus prêmios em forma de cursos diversos. Assim, poderiam mudar a premiação e deixar seus funcionários mais satisfeitos.
Enfim, seja para resolver um problema, oxigenar a empresa, atender a demanda dos novos consumidores ou simplesmente colocar uma ideia em prática, é necessário lembrar que, para haver uma ação realmente inovadora, temos que levar em consideração não só histórico da empresa ou do produto, mas também sua cultura e o contexto em que estão inseridos.
Ana Barbieri
É muito comum encontrar a palavra inovação nos perfis das organizações. Muitas pessoas se autodenominam criativas e inovadoras, com as propostas e soluções mais originais do mercado, mas nem todas realmente exploram com sucesso essas novas ideias. De acordo com o exemplo citado no artigo de Ana Barbieri, simples invenções tornaram-se indispensáveis para o dia a dia do ser humano. Foram criadas por pessoas com habilidade de gerar ideias originais, que ao invés de perceber as coisas como todo mundo, viram e pensaram algo diferente.
Mas ser criativo não basta, tem que implementar e trazer um novo conceito. Até mais do que isso: é preciso causar impacto. Ao ler algumas definições, concluí que quando uma ideia é realmente nova, estamos diante de uma invenção. Se essa invenção produzir resultado na sociedade, pode ser considerada uma inovação.
- Bruna Nicolao
Realmente chegou o tempo das inovações. As novas tecnologias e as novas possibilidades criadas com a globalização aproximam muito mais as pessoas de oportunidades que exigem inovação, não apenas das atividades, mas também na forma de estabelecer as parcerias comerciais e os locais do mundo onde as atividades acontecem.
Uma das maiores inovações da atualidade é no modelo de trabalho, que agora começa a ser verdadeiramente COLABORATIVO, onde a participação individual é fundamental na construção de ideias e iniciativas, por isso, é fundamental que não apenas nos encantemos com os conceitos de inovação, mas transformemos esse novo momento em NOVAS AÇÕES.
Sidnei Oliveira
Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sidnei-oliveira/2012/08/16/inovacao-e-a-criatividade-moderna/ acesso em 17 de Agosto de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário