sexta-feira, 13 de julho de 2012

Vida digital: 365 dias e uma marca


Há 365 dias, com certeza você não imaginaria que uma marca como o Facebook abriria capital na bolsa e seria avaliada em 104 bilhões de dólares, superando o valor de mercado de empresas como Starbucks e Hewlett-Packard juntas.
Há 12 meses, uma ingênua estudante de direito não imaginaria que seria condenada à prisão por um simples post no Twitter, mesmo sabendo que o conteúdo era racista e preconceituoso. Não foram necessários mais de 140 caracteres para mudar completamente uma vida e uma marca que mal começara a estampar.
Um ano atrás, eu mesmo não imaginaria a hipótese de que a concepção de um vídeo que retrata de forma exagerada e cômica as armadilhas que um estagiário pode criar pra si mesmo no ambiente de trabalho poderia render mais de 1 milhão de single views no Youtube. Esse público equivale a 10 vezes o público de cada noite do Rock in Rio 2011.
Se você subestima, ou julga os fatos acima irrelevantes, está na hora de refletir. Se a sua interação com o mundo digital é superficial, irrelevante e não agrega algo para os que estão ao seu redor, pense que daqui a 365 dias sua marca pessoal pode estar diferente: para melhor, ou para pior. O seu nome é a sua marca, cuide dele quando o expõe para o mundo!
Felipe Maluf
Tudo o que você fala ou faz pode depor contra ou a favor da sua marca pessoal. Para a construção de uma imagem positiva, é necessário um perfeito casamento entre conteúdo e apresentação. Uma marca especial requer posicionamento diferenciado e atitudes discernidas para gerar a credibilidade que agrega valor e garante a sustentação da marca.
Seja na conquista de uma promoção ou mesmo na competição por uma vaga no mercado de trabalho, entre dois candidatos com a mesma capacitação técnica, terá melhores chances aquele que se destacar pela excelência de sua conduta. Não importa o que e onde você esteja fazendo, aja sempre de forma especial, porque é nos detalhes que você deixa sua marca e determina a longevidade da sua carreira.
Waleska Farias
Não tem mais jeito, as redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas. Já não podemos lidar apenas com a “vida pessoal” e a “vida profissional”. Agora, também temos que administrar nossa “vida digital”. Nela, os relacionamentos atingem um grau de complexidade tão grande que somente através das redes é possível dar conta de tantos contatos. Todos querem se conhecer, ou, pelo menos, manter uma fina camada superficial de conexão que permita se atualizar sobre a vida de outras pessoas.
Tudo que você faz fica registrado no mundo digital e, diferentemente do que ocorre no mundo analógico, esse registro é para sempre. Não há mais como ignorar os efeitos dos posts que você acreditava produzir inocentemente. Um clique em “curtir”, um “compartilhar” e em breve um “quero” ficam registrados como parte de sua personalidade e formam sua marca pessoal.
Portanto, é mais sábio você assumir o controle de sua vida digital. Arrisque-se neste novo tempo – comece pelo Twitter.

Sidnei Oliveira

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