Qualquer negócio depende de relacionamento. Hoje em dia, não adianta esperar que os clientes se lembrem de você e de sua marca. Você é responsável por informar o cliente, de todas as formas possíveis, sobre aquilo que vende. E depois, informá-lo de novo… para que não se esqueça.

O tempo passou.
Certo dia, estando nas redondezas, resolvi entrar. Eu o encontrei desanimado. Falou-me que os clientes não voltavam para comprar mais. Eu lhe disse:
- “Da última vez que vim aqui, não encontrei ravioli”.
- “Pois é”. – Ele respondeu – “Saiu uma produção no dia seguinte”.
- “E você me avisou?” – Eu interpelei.
- “Não!” – Respondeu ele.
E eu concluí:
- “Então! Se você tivesse me ligado, eu teria voltado há mais tempo para comprar. E você já visitou as empresas vizinhas para oferecer os seus produtos?”
- “Ainda não”.
- “E o que está esperando?” – Engrossei. “Veja aquela imobiliária. Há pelo menos trinta pessoas lá. Eles comem massas. Vá visitá-los. Convide-os para degustar algum produto e prepare amostras. Anote num caderno os nomes das pessoas, e suas preferências. Avise-as quando produzir algo especial. Elas se lembrarão disso e voltarão”.
Você, que atua na venda de móveis, materiais para construção, imóveis, bebidas ou qualquer área de negócios, o que fazer? É simples, mas nada fácil. Imagine quem poderá comprar os seus produtos. Fale com eles. Vá até eles. Procure também quem poderá indicar os seus produtos. Faça parceria.
Há gente demais oferecendo de tudo. Faça o possível para mostrar o que você vende àquelas pessoas especiais que o consomem. Só assim elas se lembrarão de você. Não espere que elas venham por si, pois até que isso aconteça você terá morrido de fome.
Abraham Shapiro
Fonte: http://www.hsm.com.br/blog/2012/07/fale-com-os-seus-clientes/, acesso em 04 de Julho de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário