Como nós, da Geração Y, podemos ser gerenciados? Ainda acreditamos que a qualidade da relação depende inteiramente do gestor. No entanto, a palavra “relacionamento” refere-se a duas pessoas ou mais. Ainda temos muito o que aprender, mas também queremos que nos entendam.
A lista abaixo cita algumas características de A quase a Z e talvez ajude a sermos melhor entendidos:
A de aprendizagem: procuramos ambientes onde o desenvolvimento de competências seja prioridade. São famosas as frases “ação e reação” e “dar para receber”, que demonstram como se move a Geração Y.
A de autoridade: não queremos um gestor autoritário, mas um companheiro com quem possamos interagir, trocar e crescer. Queremos um mentor!
C de colaboração: novos modos de colaboração estão transformando os padrões de criação e de tecnologias. Estamos testemunhando a criação de plataformas que possibilitam às equipes colaborarem entre si em tempo real. A Geração Y trabalha melhor em plataformas como Facebook, Youtube, Twitter etc.
C para compartilhamento: um dos valores principais da Geração Y é o compartilhamento de ideias. Gostamos de trabalhos em equipes temporárias para atender necessidades específicas, pois, assim, ganhamos experiências diferentes, sendo uma boa maneira de expandir nossa rede social.
F de flexibilidade: todos nós estamos em um mundo de mudanças. Se tivermos projetos orientados e de curta duração, conseguimos que explorem nosso potencial. Precisamos de ambientes flexíveis.
I de inovação: as empresas que já se posicionaram tendo essa visão colhem grandes frutos e lucros.
M para a mobilidade: temos grandes expectativas e as insatisfações nos levam a mudar de emprego. Com os relacionamentos que possuímos nas redes sociais, conseguimos novas oportunidades.
P de pessoal: acredito que somos a primeira geração que conseguiu equilibrar o trabalho e a vida pessoal e isso é fundamental para nós.
R é para recompensa: somos sensíveis às recompensas quantitativas e qualitativas. Gostamos de receber como prêmio: responsabilidade, flexibilidade, participação na tomada de decisões ou simplesmente um elogio. Queremos feedback!
Geração Y como Y: crescemos com o mouse na mão, somos antenados com as redes sociais e com os mundos virtuais. Nossa busca é para poder trabalhar em empresas responsáveis, cujos valores são claramente exibidos e seguem um código de ética, mas com um ponto importante: encontrar prazer no trabalho.
Geração Z como Z: quatro de cinco nascidos dessa geração usam redes sociais constantemente. A Geração Z está aqui, e eles são o futuro. Então, devemos fixar os olhos para a grande mudança que o mundo está a viver.
Bruno de Souza
Bruno, você nos apresenta, como um bom Y, as competências profissionais dessa geração que tem tanta agilidade para mover as coisas e para mover-se. Certamente, a eficiência é uma característica nata. Os Ys têm um apetite diferente da geração anterior, cujo “estilo”, se assim podemos dizer, define-se por um comprometimento e zelo maior pelo vínculo.
De qualquer maneira, todos os momentos de evolução são salutares, tanto para os veteranos quanto para os novos. Nada deve ser temido. O convite é constante e são muito atraentes estes novos estilos de conduzir a vida. Os anteriores, como eu, ganham muito com esses acelerados seres, e os novos, com a tolerância que temos em maturar antes do ímpeto das mudanças.
O vínculo ainda tem um peso para nós, antes dos impulsos destemidos dos Ys e Zs. Gerir os Ys é um apetitoso estímulo, tenham certeza!
Cristianne Cestaro Valladares
Sempre imagino como seria fantástico um mundo em que pudéssemos expor todas as nossas expectativas e ele se reorganizasse de modo a supri-las. Creio que a Geração Y está, neste momento, expondo suas vontades. É um direito e uma necessidade para a sociedade, pois, se os jovens não se manifestarem, viveremos em uma realidade ultrapassada e sem inovações.
Entretanto, é importante alertar os jovens de hoje que isso não é novo. Expor as expectativas é uma ação que os jovens sempre fizeram, em todas as gerações anteriores. A única coisa que falta para que os desejos da Geração Y sejam atendidos são os próprios jovens dessa geração se movimentarem para viabilizar seus sonhos.
Esperar que os jovens de outras gerações, hoje veteranos, realizem as transformações que atendam às expectativas dos jovens de hoje é, no mínimo, ingenuidade. Afinal, o mundo atual foi construído por jovens de outra época para atender aos próprios anseios. Se eles forem promover as mudanças esperadas pela Geração Y, certamente irão fracassar.
Cabe, então, ao jovem da Geração Y parar de reivindicar mudanças e se movimentar para transformar o mundo, criando assim uma realidade que atenda às suas expectativas.
Sidnei Oliveira
Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sidnei-oliveira/2012/07/19/e-possivel-gerenciar-a-geracao-y/ acesso em 19 de Julho de 2012.
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