“A percepção que temos do outro está diretamente ligada à que temos a respeito de nós mesmos.”
Manter o equilíbrio emocional, seja no segmento pessoal ou profissional, é fundamental para que se estabeleça um nível de troca saudável nas relações interpessoais. Nossas próprias experiências nos mostram que, a despeito da consciência quanto à importância desse aspecto no sucesso das nossas empreitadas, encontrar o caminho do meio nem sempre é tarefa fácil.É crescente o movimento das empresas e dos próprios profissionais no que tange ao desenvolvimento de posturas internas que contribuam para a criação de alianças com o propósito de promover um melhor clima no ambiente de trabalho. Nos dias de hoje, pessoas com habilidades que favoreçam a convivência em grupo e a integração em equipe certamente são muito bem-vistas no mercado de trabalho.
“Estudos desenvolvidos pelas universidades de Harvard, de Stanford e da Fundação Carnegie no desenvolvimento da ferramenta sixseconds revelam que 15% das razões pelas quais você conquista um emprego, mantêm-se nele ou consegue uma promoção é determinado pela sua qualificação técnica. Nos demais 85% você depende diretamente do seu nível de inteligência emocional – sua habilidade para comunicar-se e relacionar-se com os outros.”
Cada vez mais as organizações recorrem a recursos, a exemplo dos processos de coaching executivo, que ajudem na percepção e formação de determinadas habilidades de seus colaboradores, as quais contribuam para a organização de equipes coesas e com objetivos em comum. É certo que o investimento na capacitação e bem-estar dos recursos humanos contribui, diretamente, para a efetivação dos resultados, pois pessoas felizes e em equilíbrio respondem pelo aumento da produtividade e qualidade das relações de trabalho nas empresas.
Por outro lado, também é fundamental que o profissional tenha consciência da importância de conhecer a si mesmo para que possa equilibrar seus pontos fortes e fracos, estabilizar sua autoestima, portar-se com maturidade e, sobretudo, respeitar diferenças para minimizar conflitos e estabelecer, através de um comportamento adequado, relações saudáveis no ambiente de trabalho.
O sucesso das relações interpessoais, nas organizações, consiste no desenvolvimento de habilidades sociais através dos conceitos de construção de alianças, objetivos colaborativos e soluções integradoras, no sentido de realizar as mudanças necessárias à adequação dos processos de integração e adaptação dos grupos em garantia do desenvolvimento conjunto.
Waleska Farias
Apesar de cada vez mais necessários e reconhecidos nas empresas, ainda acredito que são poucos os treinamentos direcionados ao desenvolvimento dessa habilidade com a comunicação e com os relacionamentos, especialmente para os jovens. Muito pelo contrário, o jovem é avaliado já durante as entrevistas a respeito de sua performance em ambientes sob pressão, quando características como ansiedade e a pouca habilidade com o chamado “jogo de cintura” são extremamente naturais no início de carreira.
Acredito que, além do coaching, treinamentos sobre técnicas de negociação também ajudam muito nesse sentido, opinião que exponho por experiência própria. De qualquer maneira, sem dúvida esse assunto merece especial destaque na pauta de líderes, de RHs e de todo profissional que busque vantagem competitiva e, principalmente, desenvolvimento pessoal.
Beatriz Carvalho
Vivemos em um tempo onde os relacionamentos assumiram um grau de importância inédito. Já não basta mais ter todas as informações, aliás, isso é até irrelevante em muitos aspectos. Agora, o mais importante é saber estabelecer as conexões que essas informações proporcionam fazendo uso das relações interpessoais. Sem um apurado senso de equilíbrio emocional, esse desafio se torna assombroso.
É sempre importante destacar que o equilíbrio tem sido uma competência cada vez mais exigida na busca do profissional competente. Saber estabelecer prioridades é uma característica fundamental do líder, e ter consciência de que todas as escolhas têm impacto direto nos sentimentos e emoções demostra a maturidade do profissional.
Sidnei Oliveira
Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sidnei-oliveira/2012/07/23/a-importancia-do-equilibrio-emocional/ acesso em 23 de Julho de 2012.
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