terça-feira, 5 de junho de 2012

O Poder da Decisão


Diversas pessoas já escreveram sobre algo parecido com o que vou discorrer. Muitos autores já se debruçaram sobre o assunto, pois quando alguém chega a esta incrivel e maravilhosa descoberta, nunca mais é a mesma pessoa e não consegue guardar isso somente para si. É algo incontrolavel, se torna uma necessidade compartilhar esta descoberta com os outros. Ela envolve princípios, valores, mudanças, desafios, superação, resiliência e fé.
Esta descoberta envolve um segredo precioso guardado e escondido, no mais profundo do nosso ser. Porém encontra-lo não é uma tarefa facil. Somente as pessoas que desejam realmente do fundo do coração, poderão iniciar essa jornada em busca de algo novo, em busca de uma ultima tentativa que seja, em busca de algo melhor, em busca de conhecimento e sabedoria para que tenha discernimento, para entender e aproveitar todas as oportunidades que estão de braços abertos neste exato instante.

Ser feliz, é algo que consideramos ser um alvo comum de todos os seres humanos. Mas como chegar a um lugar que você não sabe realmente onde fica? como entender questões complexas em sua vida? como por exemplo, todas as coisas ruins que lhe acontecem ou lhe aconteceram? Para encontrar um caminho é necessário saber onde se quer chegar. Para chamar um amigo que lhe acompanhe é necessário que exista confiança. Através de estudos e por minha própria experiência descobri que as coisas podem se tornar mais simples do que pensamos. Quando estudo sobre motivação, entendo e percebo o grande impacto que ela causa em nossas vidas. Mas permita-me compartilhar algo que pode realmente mudar nossa percepção tanto do mundo, como a que temos de nós mesmos. Está é uma atitude que se chama DECISÃO.


No dicionário e na vida a Decisão vem antes da motivação, vem antes do sucesso, antes da vontade, do querer, do tentar, do progredir, da força, dentre tantas outras. Conforme dito por Villela da Matta, as crenças limitantes nos impedem de agir pois ela limita, tudo o que podemos ou não fazer. Porém quando superamos estas crenças através do poder que há na decisão, compreendemos que não existe nada que não seja possível ou que não possa fazer parte de nosso sonho. A decisão mais pura e simples, é feita e declarada da forma mais simples que existe - EU DECIDO! - Decido que este é momento em que toda minha vida, meu presente e meu futuro serão decididos. Decido que nesta hora se inicia uma nova vida para mim. Decido que ao invés de dizer: não Consigo - eu direi: Eu consigo!

Dois principios básicos do Coaching são o foco e a ação. O foco como já disse, precisa ser claro, pois não há como chegar em um lugar sem saber para onde vai. E a ação é a grande companheira da Decisão. Logo após decisão, a ação deve entrar em cena, sem se preocupar com todas as circunstância ao redor. Como companheiras em uma guerra a ação estará protegida pela decisão, que já fez todo o trabalho, já estudou o campo inimigo e por fim já decidiu, e finalmente DECIDIU tudo o que seria feito, o papel da ação é simplesmente agir.
Qual o momento exato, qual a idade, como devo estar com relação a minha vida profissional e pessoal? Quando posso decidir algo? quando posso começar? Felizmente a grande descoberta é que você mesmo pode e deve responder a essas perguntas, o que você decidir será feito, e após isso não precisará se preocupar pois imediatamente a ação, responderá a sua decisão, da forma mais convicta e persistente que existir. A partir desse momento, você encontrará o poder que existe neste ato e por consequência começará a decidir todas as coisas em sua vida. Decidir como agir a determinada situação, decidir que não desistirá, decidir que irá lutar, entre outras inúmeras decisões que lhe afetarão diretamente a vida. Como disse Villela: "É nos momentos de decisão que o nosso futuro é traçado".

Carolina Oliveira



Qual é o seu poder de decisão em sua vida, você tem facilidade para exercer essa atividade, pense nisso e poderá melhor o seu desempenho pessoal e profissional e ser muito mais feliz! Fica a dica a todos vocês.




Nenhum comentário:

Postar um comentário