sexta-feira, 1 de junho de 2012

O diálogo é um bom caminho


E com ele, é possível compreender os fatos, somar opiniões, amadurecer as relações e mudar as atitudes. Com o diálogo, compartilhamos com o outro aquilo que pensamos, sentimos e desejamos.
No diálogo, um fala e o outro escuta, e cada um tem a permissão para se posicionar. É claro que a comunicação pode existir sob diferentes formas de manifestação, mas a palavra tem forte expressão e energia, e, uma vez proferida, não se apaga, com ela, podemos tocar o sentimento alheio. É como a música: é possível compreender a música e sentir a melodia.A todo o momento com os jovens há múltiplas solicitações. Ainda que por vezes seja necessário decodificar a mensagem do jovem Y e Z, é fato que, quando o diálogo se instala na forma clara da mensagem que se deseja transmitir e nas condições efetivas do “sim” ou do “não”, há compreensão.
É permitido contestar, mas, a questão é realmente ser claro para buscar a compreensão da situação ou ideia em jogo. Sem que haja segundas intenções, rodeios ou dissimulações – mentir não vale –, a construtividade e a credibilidade do vínculo é fortalecida.
Cristianne Cestaro Valladares
O fato que realmente me chama atenção e já é razão para estudos em outros países, é o tipo de mensagem dos jovens a ser decodificada. Quando falamos em diálogo, nada substitui a pessoalidade do olho no olho. E isso está cada vez mais ausente em nossas vidas, com tantas tecnologias de mensagens instantâneas, SMS, e-mails, dentre outras novidades que surgem a cada dia.
Uma palavra proferida realmente não se apaga, assim como uma mensagem escrita deixa seus rastros. Entretanto, a voz e o tom de uma palavra podem mudar o contexto. Já uma frase escrita pode ser interpretada de qualquer forma, de maneira fria e impessoal.
Felipe Maluf
Sempre que tenho a oportunidade de debater sobre o diálogo, lembro-me de uma frase, cujo autor desconheço: “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”.
Se considerarmos que o diálogo pode ser definido como o entendimento através da palavra, é importante estabelecermos que cada palavra, assim como a forma como a proferimos, tem importância fundamental na interpretação das intenções.
Estamos em um tempo onde toda comunicação, toda palavra, mesmo que pronunciada de forma virtual, precisa levar em conta, todas as consequências que podem provocar.

Sidnei Oliveira

O que você sobra a importância do diálogo no ambiente de trabalho? Comente a matéria e troque experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário