segunda-feira, 25 de junho de 2012

Novo foco na realidade do marketing


Durante muito tempo não existiu um universo tão grande de concorrentes e compartilhamento de informações, como se percebe no universo de negócios atual, assim o foco do Marketing era outro.
As empresas definiam produtos, esses eram "empurrados" para os pontos de vendas e o mercado adquiria os produtos sem grande poder de escolha, vide o modelo da longa vida dos chinelos brancos com tirinha e solados azuis, o qual não possuía muitos concorrentes e era padrão de uso para grande parte do mercado brasileiro. Entretanto, com o surgimento de novos produtos e o aumento do poder de percepção dos consumidores, o mesmo chinelo teve que se reinventar. Hoje a imensa maioria, independente da sua classe social, tem, ou já teve uma "Havaianas" em casa e o mesmo deixou de ser um produto de supermercado com cara única para invadir inúmeros pontos de vendas mundiais e com diversos modelos de cores e características variadas.
"O marketing antigo morreu" destacou Philip Kotler no HSM Marketing 3.0 e Philip está com total razão em sua colocação. Antes os consumidores não possuíam meios para conhecer com exatidão todo o universo de empresas / portfólio de produtos, mas hoje, mais do que nunca, com o advento das redes sociais não é mais a empresa que empurra qualquer produto ao mercado e sim o mercado que puxa o exato produto que deseja das empresas. Com o acesso a informação e o compartilhamento das mesmas, os consumidores passam a ter o poder de saber o que, onde e como comprar o melhor para atender as necessidades, logo, o marketing vive uma fase nova, o foco atual é dia a dia fazer os consumidores tornarem-se verdadeiros fãs das marca, pois fãs são os melhores disseminadores de informações boas.
Todas as empresas (pequeno, médio ou grande porte) estão em todo momento expostas ao mundo, todos os dias surgem redes sociais novas, como a Foodie.com, uma rede social destinada aos amantes da boa comida, com objetivo de oferecer aos usuários a chance de descobrirem novos sabores, receitas ou restaurantes. Diante disso, o empreendedor de um restaurante, por exemplo, não pode estar desatento a esta rede social, pois o concorrente pode através dessa rede social "roubar" o seu cliente.
O exemplo citado é apenas para englobar o assunto, entretanto, é mais do que real. As empresas dentro do antigo Marketing focavam, sobretudo, no "P" de Promoção, já hoje três pilares do Marketing são fundamentais para o sucesso no mercado: branding, marketing digital e marketing de relacionamento. Ambos se convergem e são, ainda, novidade para muitas empresas, mas devem serem tratados com inteligência estratégica e exemplo de sucesso (modelo espelho) nesses pilares chama-se Coca-Cola Company; o mercado está aberto e cheio de oportunidades para todas as empresas, cabe a cada uma fazer o melhor para ter mais fãs que as demais.
Diogo Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário