sexta-feira, 29 de junho de 2012

Distribuição logística inteligente: como fazer ?


Introdução
Se por ventura uma empresa deixar evidenciar o custo logístico relacionado ao processo de distribuição, constata-se que trata-se de um aspecto de grande importância no custo logístico total. Essa finalidade financeira, está conciliada com o fato do processo de distribuição conter uma mera participação essencial na qualidade do atendimento ao cliente, isso faz com que o mesmo obtenha um gerenciamento mais adequado.
Nesse caso, a tecnologia da informação tem um papel principal na contribuição, de tal forma que a mesma colabora significadamente na redução de custos e distribuição, assim como na melhoria do nível de prestação de serviços aos clientes. Com a viabilidade de o cliente rastrear em tempo real seus produtos, em um ciclo completo de distribuição, até os produtos chegarem em suas mãos, grandes viabilidades de serviços adicionais são meramente sugeridas por intermédio do cenário atual, o que será refletido como uma vantagem competitiva se caso as empresas souberem explorar de forma adequada a estas soluções.
Sistemas de Gerenciamento de Transporte (TMS)
A gestão integralizada nas empresas alcançou os sistemas de gestão de transportes, tal que as soluções especificas para a coleta, processo e fornecimento de informações gerenciais foram criadas e hoje em dia trabalham em conjunto com o ERP (sistemas corporativos). O Transportation Management Systems (TMS) que consiste nos sistemas de gerenciamento de transportes que pode ser uma categoria de produtos que está adicionando a qualidade e a produtividade de um processo distributivo.
As soluções de TMS estão correlacionadas com a distribuição, e possuem alguns módulos para o apoio do gerenciamento do processo. Citam-se em módulos específicos de um TMS as principais soluções adequadas: gestão de frotas, gestão de fretes, roteirizadores, programação de cargas, controle de trafego / rastreamento, atendimento ao cliente etc.
Funcionalidades
As soluções da TMS possui uma gama de funcionalidades e muitas delas advêm do desenvolvimento em função das necessidades de cada negocio, por isso que precisa fazer um descritivo de determinadas funções que são integrantes de uma solução direcionada a distribuição.
Gestão de frotas
A gestão de frotas quanto á solução TMS correspondem em:
  • Controle do cadastro do veiculo: É considerado todas as informações necessárias no que diz respeito a cada veículo da frota. Exemplo: seguros, leasing, etc;
  • Controle de documentação: Diz respeito ao licenciamento, impostos, taxas, boletins, ocorrências e pagamentos podendo ser á vista ou parcelado;
  • Controle de manutenção: Coordena as atividades destinadas a manutenção. Exemplo: garantias, manutenção preventiva, corretiva etc;
  • Controle de estoque de peças: Trata-se do cadastro de componentes, localização etc;
  • Controle de funcionários agregados: Mantém atualizado o cadastro de funcionários agregados;
  • Controle de combustíveis e lubrificantes: Monitora as informações das atividades correlacionadas com o devido abastecimento de combustíveis e lubrificantes. Exemplo: data, custo, frota, veiculo e local ;
  • Controle de tacógrafos: Controla o comportamento do condutor do veiculo durante todo o trajeto;
  • Controle de pneus e câmaras: através de um numero gravado a fogo do pneu e etiquetas nas câmaras, com isso pode-se gerenciar a manutenção dos pneus, a quilometragem rodada por pneu, e algumas organizações possuem o controle do protetor de câmara quando necessário;
  • Controle de engates e desengates de carretas, e demais.
Cada um dos módulos de gestão de frotas possui uma solução TMS, que, portanto, não serão exploradas na integra, podendo alcançar a detalhes como:
  • Identificar qual pneu está em determinada posição e o numero de quilometragem rodada nesta posição;
  • Controlar rodizio por quilometragem rodada ou por sulco, que poderá ser medido a cada veiculo ao chegar na empresa;
  • Efetuar o abastecimento de combustível para o veiculo por intermédio de uma determinada tecnologia que consiste na troca de informações eletrônicas entre os veículos, através de uma antena, e a bomba de combustível do posto;
  • Controlar o consumo de combustíveis e pneus de modo que qualquer furto desses itens no veiculo é identificado imediatamente pelo sistema;
  • Emissão de relatórios gerenciais de diferentes tipos, em função de cada necessidade.
Gestão de frete
Quanto a gestão de fretes e as soluções TMS podemos constatar que:
  • Controlar por intermédio de um cadastro geral: Transportadoras, rotas e taxas além de outras informações;
  • Coordenar as tabelas de fretes diferenciadas, ou seja, a tabela de uma transportadora e a tabela de um dos clientes de transportadora;
  • Analisar e calcular o custeio do frete por transportadora afim de subsidiar a escolha da melhor transportadora;
  • Fazer cálculos e simulações de fretes, de modo que uma transportadora possa evidenciar diversas alternativas de custos e prazos de entrega, oferecendo um serviço eficiente ao cliente;
  • Calcular os fretes levando em conta os diversos modais, através de trechos percorridos, assim como os demais custos agregados;
  • Obter o controle de conhecimento de cargas direcionado a multimodalidade (ferroviário, rodoviário, aéreo etc);
  • Evidenciar as rotas mais adequadas;
  • Controlar as informações por EDI – Intercâmbio Eletrônico de Dados, ou via internet;
  • Assumir pagamentos e recebimentos;
  • Atuar na conferencia de documentação.
Roteirizadores
No mundo dos sistemas gerenciais de transportes, os roteirizadores podem adaptar-se através de diferentes módulos específicos, fazendo com que as soluções sejam mais completas, visto que os mesmos podem obter funcionalidades especificas ao TMS tais como:
  • Determinar as melhores e principais rotas a serem utilizadas;
  • Junção da sequencia de entrega de propostas com o sistema de gestão de armazéns (WMS) que irá direcionar a separação de pedidos sempre respeitando a sequencia de carregamentos;
  • Uma analise mais detalhada ada distribuição partindo de mais um centro distributivo, afim de consolidar um melhor cenário;
  • Controle do tempo de entrega por cada cliente, identificando as dificuldades especificas de cada carga e descarga em cada organização;
  • Nova programação de entrega em função de imprevistos ocorridos como por exemplo: problemasde quebras, acidentes, congestionamentos etc.
Controle de carga
Os módulos de controle de cargas são encarregados por determinadas funções especificas de controle e planejamento como:
  • Equipes de carregamentos planejadas;
  • Gerenciamento de funcionários por cada equipe;
  • Controle de equipes especifica exemplo: transportes internacionais;
  • Coordenação da acomodação de cargas no veiculo em função do peso, volume e fragilidade;
  • Planejamento e controle das autorizações de serviços extras entre a empresa e fornecedores, de fato que o motorista não possa precisar levar dinheiro nas viagens.
Outras tecnologias
Apesar de todas as funcionalidades de um TMS, outras tecnologias podem gerar informações valiosas e rápidas para uma gestão distributiva mais adequada.
Podemos citar algumas tecnologias especificas como:
  • Rastreamento de veículos: consistem na comunicação móvel de dados, rastreamento e monitoramento de frotas, que usam os recursos comunicativos do satélite e de posicionamento de satélites de GPS (Global Positioning System). A tecnologia possibilita a troca de mensagens entre os veículos e suas bases de operações, permitindo uma boa comunicação eficiente e sigilosa no que diz respeito as partes e a automação de campo;
  • Etiquetas de radiofrequência /transpondes: mediante a uma identificação de uma carga ou de um veiculo, essa tecnologia, quando alcança seu destino, é identificada através do sistema, com isso essa transmissão de dados é com base em um determinado sistema automático de identificação por um sinal de radio. Isso faz um direcionamento do veiculo para a carga e descarga, tornando assim mais ágil quanto a operação.
Julio Leite



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