segunda-feira, 28 de maio de 2012

Líder versus Gestor


Na revista HSM Management nº 85, eu estava relendo um artigo do Julian Birkinshaw, um dos mais interessantes entre os pesquisadores da inovação em gestão, intitulado “Contra o gestor caricato”. Acho leitura obrigatória: ele conta como o conceito “gestão” foi corrompido ao longo do tempo e o gestor passou a ser visto como “burocrata de baixo nível, que controla o trabalho de subordinados e se atém a detalhes operacionais”. (Embora eu conheça alguns que são assim mesmo, esse não é o perfil obrigatório.) Aí inventaram líder para diferenciá-lo desse burocrata. Separei num boxe do texto a abordagem do Birkinshaw sobre o debate “líder versus gestor”. Bem, ele escolhe um adjetivo não muito político para classificar essa dicotomia: “insultante”. Confiram:
“Vamos aprofundar o debate liderança versus administração. Dois dos mais influentes pensadores atuais da liderança, John Kotter e Warren Bennis, têm posições que corroboram o que venho dizendo:
• Segundo Kotter, os gestores planejam, fazem orçamentos, organizam e controlam, enquanto os líderes estabelecem as diretrizes, gerenciam a mudança e motivam as pessoas.
• Para Bennis, os gestores promovem a eficiência, seguem as regras e aceitam o status quo, enquanto os líderes desafiam as regras e promovem a eficácia.

“Não preciso dizer que considero essa dicotomia imprecisa e, francamente, insultante. Por que, por exemplo, motivar pessoas está aquém da descrição de cargo de um gestor? Fazer as coisas de maneira certa ou fazer as coisas certas é um jogo de palavras interessante, mas uma distinção inútil. Não deveríamos fazer os dois?
“Ora, Kotter e Bennis são inteligentes, ponderados, e estão mais certos do que errados. Eles têm uma resposta de lógica impecável a minha crítica: liderança e gestão são papéis que o mesmo indivíduo pode desempenhar em momentos diferentes. Faz sentido. No entanto, ainda acho que o enaltecimento da liderança à custa da gestão não ajuda, porque gestão –como profissão e como conceito– é vitalmente importante para o mundo dos negócios. Deveríamos buscar maneiras de desenvolvê-la, e não de desmontá-la.
“Para mim, liderança é um processo de influência social: diz respeito às características, estilos e comportamentos de indivíduos que fazem com que os outros os sigam. Gestão é o ato de reunir pessoas para atingir objetivos desejados. Gestão e liderança são complementares.
“Colocando de modo realmente simples, todos nós temos de ser líderes e gestores. Precisamos ser capazes de influenciar os demais com nossas ideias, palavras e ações e fazer com que o trabalho seja realizado por meio dos outros no dia a dia.
“Para evoluir, devemos primeiro sair desse beco a que a gestão foi conduzida. Temos de redescobrir o significado original da palavra e nos lembrar de que liderança e gestão são simplesmente dois cavalos puxando a mesma carroça.”

Adriana Salles Gomes


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