quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Líderes que fazem a diferença

Ser alçado a um cargo de liderança é um momento muito importante na carreira do profissional, mas é preciso estar preparado para corresponder às expectativas tanto da direção da empresa como dos liderados. Fato é que são vários casos de profissionais que se destacam no que fazem, mas ao assumir cargos de lideranças não conseguem corresponder a responsabilidade, levando até mesmo a demissões.

Por isso é preciso treinar a liderança reforçando alguns pontos dentre os quais se destacam:

- Paixão pelo que se faz para que haja inspiração e entusiasmo;
- Integridade para haver confiança e engajamento, sinceridade, maturidade com base em experiências passadas e busca pela melhoria contínua;
- Curiosidade de sempre buscar novas informações e alternativas;
- Audácia de saber se arriscar quando necessário e posicionar sua opinião;
- Autoconhecimento, basta realizar uma autoanálise que o líder saberá como agir com os parceiros e os seus limites.
Além de ter essas características, os líderes também possuem barreiras a serem suplantadas. O difícil é estabelecer a percepção desses desafios e estar preparado para fazer com que os mesmos sejam superados.
É interessante citar alguns dos principais desafios da liderança:

- Maximizar seu tempo, para que possa dar conta de toda demanda de trabalho;
- Realizar uma gestão eficaz de pessoas, individualmente ou em equipes, controlando o turnover e direcionando as ações aos objetivos da empresa;
- Motivar e manter o foco das ações e dos trabalhos em frente a uma grande demanda de dificuldades que se apresentam diariamente;
- Prever com rapidez possíveis problemas no processo de trabalho ou na equipe, propor alterações e proporcionar uma adaptação eficaz às mudanças;
- Reavaliar constantemente seu papel como líder e se reposicionar quando necessário, buscando desenvolver competências necessárias para exercer o papel de liderança;
- Manter um diálogo franco e aberto com a cúpula da corporação, passando as reais dificuldades e limites de ações, na busca de estabelecer objetivos reais para equipe.

Fonte: Administradores.com, acesso em 02 de outubro de 2013.

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