quinta-feira, 10 de maio de 2012

Inovação na prática


Boa parte das pessoas acabam associando as inovações apenas a produtos. Parece ser natural tal percepção pois os produtos são os elementos visíveis das empresas. Na realidade o sucesso ou o fracasso de uma nova iniciativa pode não estar relacionado a suas características como produto ou serviço apenas mas de como nós montamos o modelo de negócios dela.
Lembro-me de um exemplo clássico ensinado nas escolas de administração quando falava-se em modelo de negócios: a Dell. Fundada em 1984 por um estudante da universitário, a grande inovação não estava apenas no produto que podia ser customizado pelos consumidores mas também no canal de vendas diretas. Utilizando-se de revistas especializadas e catálogos, a empresa construiu uma proposta de valor que era interessante para quem comprava (customização) e para ela mesma (que eliminava um elo do canal e consequentemente uma parte do custo.
Uma ferramenta interessante para montarmos modelos de negócios inovadores é a chamada Business Model Canvas.  Com ela podemos simular diferentes situações para os 9 elementos de um modelo de negócios: clientes, proposta de valor, relacionamento, canais, fontes de receitas, atividades, recursos, parceiros e estrutura de custos.
Vejam o video abaixo que explica a lógica da ferramenta:
Felipe Scherer

FONTE: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/inovacao-na-pratica/  acesso em 10 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário