Em
conversas ou em bate papos descontraídos, ao fazer esta pergunta muitos
respondem sem pestanejar “meus clientes estão satisfeitos com nossos serviços”,
“nossos clientes não reclamam, pois nossos produtos são ótimos” e alguns mais
ousados afirmam, “vão reclamar do que? nossa solução é excelente, a melhor do
mercado”.
Este
último pode realmente estar certo, sua solução pode ser a melhor, entretanto, o
que o consumidor pensará sobre sua empresa vai além do serviço prestado.
Ao se deparar com tais afirmações, outras dúvidas surgem: O que sua
empresa faz para ter certeza disso? Quais métodos são usados para o consumidor
expressar sua opinião sem constrangimento?
E na
prática, o que pode ser feito para travar um relacionamento de fidelidade com o
consumidor?
É da
natureza do ser humano ser estimulado a sentir-se valorizado. Com isso
demonstrar a importância de seu cliente para a empresa e expor como ele pode
ajudá-la a crescer é uma direção que pode ser seguida por diferentes
caminhos.
Se sua
empresa realiza a venda através de uma equipe comercial, dê condições e
estimule este time a fazer contato periódico com cada cliente conquistado.
Garanta que façam isso mesmo que a venda seja única ou seu produto não gere
recorrência. Aproveite este follow estrategicamente e defina o objetivo do
contato com base no histórico do cliente. A implantação desta cultura e um bom
software de CRM vão lhe ajudar a garantir sucesso neste caminho.
Para a
grande maioria dos negócios as redes sociais, se bem exploradas, são canais com
excelente retorno. Como boa parte dos consumidores estão presentes nelas e
normalmente são usuários frequentes, é possível estimular a sua participação
através de comentários, compartilhamentos, likes ou indicações. Para isso,
criatividade e originalidade são fatores determinantes, que diferenciam e irão
lhe destacar.
Treine
seu cliente. Independente se sua empresa presta serviço, vende ou fabrica
produtos, ou mesmo faz caridade, compartilhar conhecimento é a ação mais
efetiva para se aproximar do consumidor e fortalecer a imagem de sua marca.
Fale sobre seus produtos, sobre o mercado, sobre desafios, novidades,
possibilidades.
Não é
difícil encontrarmos marcas jovens que se destacam no mercado por cultivarem
este pensamento, como o ILGC através de vídeos, palestras e posts, Locaweb através de eventos presenciais e
on-line, Qualcomm através
de sites para desenvolvedores ou webinars ensinando
boas práticas sobre o uso de suas tecnologias.
Devido ao
baixo custo, alta disponibilidade, interação e receptividade ao participante,
nós consideramos transmissões on-line uma forma muito efetiva de travar este
relacionamento com seu público alvo. Não a toa, buscamos criar uma solução que ofereça a melhor experiência possível
para quem realiza e para quem participa das transmissões.
Independente
do método implantado, garanta que os gestores sejam informados do real
resultado obtido e qual feedback recebido dos clientes. Com isso, havendo
resultados positivos será fácil conquistar recompensas, ou tomar medidas para
reverter a situação caso o feedback seja negativo.
Vale
considerar a que alguns cuidados devem ser tomados ao se aproximar do seu
cliente, pois junto com esta abertura cresce a responsabilidade e a
credibilidade aumenta conforme a transparência e clareza deste processo. Confie
na identidade de sua empresa e em situações em que o exposto pelo cliente foge
do “caminho traçado” estrategicamente para sua empresa, comunique ao cliente,
deixe claro o motivo e lembre-se: O importante é não deixá-lo na mão. Busque a
melhor solução que atenda ou supere suas expectativas a curto e médio prazo,
mesmo que para isso você tenha que recorrer ao mercado.
Em
resumo, valorize, se preocupe e converse com seu cliente. Ele saberá
identificar e valorizar se isso for verdadeiro.
Fonte: Eventials
Disponível: http://goo.gl/po54nw
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