Nubank, o cartão mais cobiçado do momento
São Paulo - Um cartão de crédito vem
chamando a atenção dos consumidores brasileiros e já tem uma fila de espera de
nada menos do que 70 mil pessoas, que aguardam ansiosamente para ganhar o seu.
O Nubank Mastercard Platinum, emitido pela administradora de cartões Nubank,
tem despertado interesse por prometer transparência, custos menores e a
possibilidade de resolver qualquer pendência pela internet.
O cartão
da Nubank, startup criada em setembro do ano passado, não tem taxa de anuidade
nem tarifas,
cobra juros rotativos
abaixo da média do mercado - que são os juros cobrados em caso de atraso ou
parcelamento da fatura - e é gerenciado por um aplicativo no celular, que
oferece informações detalhadas sobre os gastos realizados no plástico.
Segundo a
empresa, o cartão tem feito sucesso por suprir uma demanda reprimida de
consumidores que estão acostumados com taxas de juros exorbitantes,
atendimentos burocráticos e estão insatisfeitos com seus cartões, que oferecem
poucas informações e meios para controlar os gastos no
crédito.
Para
obter o cobiçado cartão, além de ser proprietário de um smartphone com sistema
iOS ou Android, o consumidor precisa ser aprovado em uma análise de
crédito.
Como essa
avaliação pode durar horas, dias, semanas ou meses, a demora tem gerado
reclamações de consumidores nas redes sociais, ávidos para utilizar o produto.
Acesso
restrito
Sem
revelar o número de usuários do cartão, a startup aponta que, apesar de a fila
de pedidos crescer, está dobrando sua base de clientes a cada três meses.
“Queremos crescer aos poucos”, diz Cristina Junqueira, diretora e co-fundadora
da Nubank.
Ao
realizar a análise de crédito, a administradora do cartão leva em consideração
o histórico de crédito de
cada consumidor, assim como qualquer instituição financeira. Mas também inclui
filtros adicionais na avaliação, baseados em um modelo próprio. “Ser indicado
por um amigo que tenha um bom histórico de crédito, por exemplo, pode
contribuir para uma avaliação positiva, mas também não é determinante”, diz
Cristina.
A
executiva garante que quem tem um bom histórico de crédito é aprovado
rapidamente, assim como quem tem um histórico ruim é reprovado de forma ágil.
“A demora maior se refere a consumidores que estão na faixa intermediária.
Ainda estamos aprimorando nossa análise”.
Custos
menores
Além de
não cobrar anuidade ou tarifas, o cartão da Nubank cobra uma taxa de juros de
7,75% ao mês no caso de atraso no pagamento ou parcelamento do valor, quando o
cliente cai no chamado crédito rotativo (compare as tarifas oferecidas por cartões de crédito).
De acordo
com dados do Banco Central referentes ao período de 30 de abril a 7 de maio
deste ano, entre 44 instituições financeiras, os juros rotativos cobrados pela
Nubank só não são menores do que a taxa média da Caixa e de
seis bancos de pequeno porte.
A oferta
de uma taxa de juros mais baixa foi possibiltada por meio de uma parceria com
dois bancos de pequeno porte - cujos nomes a empresa não revela - e também por
conta da estrutura digital da empresa, que dispensa atendimento presencial e
reduz a necessidade de atendimento por telefone.
O objetivo
da Nubank é reduzir os juros ainda mais ao longo do tempo, principalmente para
clientes que tenham uma boa avaliação de crédito, diz Cristina.
A Nubank
não exige renda mínima para que os clientes tenham acesso ao cartão. “Temos
estudantes que ganham mil reais por mês entre os usuários”, afirma a executiva.
Cuidados
É
necessário, no entanto, que o consumidor tenha cautela. São cobradas tarifas
nos saques de valores em terminais eletrônicos que aceitam cartões Mastercard
localizados no Brasil e no exterior.
Nesse
caso, as taxas cobradas, definidas por cada rede que opera o terminal de
autoatendimento, podem chegar a 19 reais e não compensar o uso do serviço.
Mesmo que
os juros cobrados pelo cartão da Nubank sejam menores do que a média, especialistas
não recomendam parcelar o ou atrasar o pagamento da fatura, pois a taxa ainda é
considerada alta e pode provocar descontrole financeiro caso a dívida não
seja quitada o quanto antes.
A Nubank
pode oferecer limites de crédito que variam de 700 reais a 10 mil reais,
conforme a renda e histórico de crédito do usuário. Mas valores altos
exigem planejamento para
que não comprometam o orçamento no caso de gastos imprevistos,
por exemplo.
Mais
facilidade para controlar os gastos do cartão
Os gastos
no cartão de crédito emitido pela Nubank podem ser monitorados em tempo real
pelo aplicativo do cartão no celular, que pode ser baixado na Apple Store ou
no Google Play.
O app
registra todos os pagamentos feitos com o cartão e permite alterar o nome dos
estabelecimentos nos quais foram realizadas as compras. Os gastos são
apresentados em um mapa, que facilita a visualização de cada despesa.
No
momento em que o usuário parcela uma compra, por exemplo, ele consegue
consultar como ficarão distribuídas as prestações visualizando as faturas na
ferramenta.
A taxa de
câmbio e a do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que incidem sobre compras internacionais, podem
ser visualizadas de forma separada do valor da compra.
É
possível reduzir e aumentar o limite de crédito disponível, bloquear e
desbloquear o cartão ou antecipar o pagamento da fatura a qualquer momento pelo
app. Caso o usuário queira aumentar o limite de crédito, mas o valor não esteja
disponível, o pedido também é feito pelo aplicativo.
Apesar de
assegurar que o usuário consegue resolver qualquer demanda sozinho, o Nubank
oferece um chat para responder a eventuais dúvidas, além de e-mail e
atendimento telefônico. “No chat geralmente conseguimos responder a demanda na
mesma hora”, diz Cristina. “Já a maior parte dos e-mails enviados por usuários
são respondidos em até meia hora”.
Fonte: Exame –
Marilia Almeida - 22/05/15
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