sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Os Esquecidos

Quer nas grandes ou nas médias empresas, até nas pequenas, inclusive algumas familiares, existe um grupo, que constitui a maioria, são os denominados os esquecidos.

Constituem a grande massa de pessoas que raramente são lembradas pela liderança, gerência, ou qualquer outra designação que se queira dar. São aqueles funcionários que não ocupam nenhuma posição de destaque, ou mesmo de chefia. Hoje em dia, denominamos simplesmente de Assistentes.

Não participam dos principais eventos, as chances de treinamento são raras, as possibilidades de carreira tendem a ser nulas e, no entanto, fazem a empresas “andar” para a frente e são responsáveis por informações, processos, em suma, as empresas não caminham se os “esquecidos” não empurrarem o gigante ou o gigante em formação.

É um grupo silencioso, disciplinado, com boa formação e que, quando citados, do motivo de não terem qualquer chance, são rapidamente denominados de Acomodados e que adoram a zona de conforto.

Claro que existem pessoas que não querem se expor, estão felizes onde estão e gostam da rotina. Não são todos que pretendem quebrar isso, apresentar-se no “palco do risco”, mas estou certo que é a minoria.

E o que seria de uma empresa se todos quisessem chegar ao topo, haveria lugar para todos? Quem faria o trabalho cotidiano, normal e imprescindível e tocaria uma empresa rumo ao sucesso?

A maioria dos esquecidos, permanece assim visto o “peso” da carga que carregam, e que, com o tempo, isso se transforma em conformismo, isso sim corresponde à realidade.

Numa empresa de 10.000 pessoas, 100 ou menos são vistos como talentos, sobram 9.900, que não têm talento ? Será?

Se talento for – na concepção mais simples – a capacida
de de um individuo repetir com perfeição um gesto, um som, um determinado movimento, uma clareza na escrita, uma perfeita condição de apresentar informações, realmente, estamos jogando na lata do lixo centenas de talentosos funcionários, que são colocados, sem dó, entre os “esquecidos“.

Considero importante a revisão urgente desse grandioso grupo puxador de carga, o grupo dos esquecidos.

Se você, por ventura, estiver nesse grupo, favor “rebelar-se,” enquanto ainda tem tempo!

Fonte: Época Negócios, acesso em 06 de dezembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário