terça-feira, 22 de janeiro de 2013

VOCÊ ESTÁ MEDINDO DIREITO?


Muitas empresas estão usando métricas erradas para prever desempenho. Não as culpe. Às vezes, diz Michael Mauboussin, estrategista-chefe de investimentos da Legg Mason Capital Management, em Nova York, uma métrica fica tão popular que é quase impossível fugir dela. Isso não vale só nos negócios. Métricas inadequadas já causaram análises equivocadas, por exemplo, na seara dos esportes.
Nos Estados Unidos, os treinadores de beisebol se acostumaram a confiar nas estatísticas de acerto na bola com o bastão para prever a marcação de pontos nas partidas. Porém, como diz Mauboussin em seu novo livro, The Success Equation (“A equação do sucesso”, lançado em novembro nos EUA), ficou provado que a taxa de conquista de bases (quando o jogador chega a uma base desguarnecida do time adversário) era uma métrica melhor de previsão, como mostra o filme Moneyball – O Homem Que Mudou o Jogo.
Nas empresas, o culto à métrica do lucro líquido por ação obscurece o julgamento dos analistas, diz Mauboussin. “É a métrica mais popular, sancionada pelos pesquisadores de Stanford. Mas ela corresponde à criação de valor, na prática? Não necessariamente.”
Assim como em número de sapato, não existe uma métrica universal. “Primeiro, você deve se perguntar qual o seu objetivo”, diz ele. Em seguida, identificar os fatores indispensáveis para alcançá-lo. Só então deve eleger a métrica a ser usada.
É fundamental identificar as atividades específicas dos funcionários que colaboram ao objetivo. “São métricas que devem poder ser controladas pelo funcionário”, diz Mauboussin. Por fim, crie o hábito de reavaliar sistematicamente as estatísticas. “As alavancas de criação de valor mudam e, portanto, as métricas também devem mudar.”

ÁLVARO OPPERMANN




Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Inteligencia/noticia/2012/11/voce-esta-medindo-direito.html acesso em 22 de janeiro de 2013.

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