Resiliência virou moda. Falamos sobre RH, o termo logo aparece. Citamos management e lá está ele novamente. Outro dia até num discurso em um aniversário, ouvi o aniversariante citar a importância de ser resiliente.
Primeiramente vamos conceituar o termo. Segundo uma das mais simples definições encontradas, resiliência é: “a capacidade que alguns materiais apresentam de voltar a sua forma original após serem submetidos a tensão máxima”.
Em se tratando de materiais, ótimo que eles possam voltar ao seu estado original após sofrer um pressão. Acontece que tudo o que se espera de um profissional quando ele sofre um forte aperto, não é que ele seja tão resiliente e volta ao seu estado anterior. Ele tem que progredir. Tem que crescer e ampliar seus conhecimentos e experiências. Tem que aprender a se desenvolver.
Daí a minha pergunta inicial citada no título deste blog. Ser resiliente é bom? Na acepção da palavra entendo que não. Reconheço que alguns autores tem uma visão similar a minha mas ainda encontro muitos outros autores e profissionais que entendo, estão distorcendo o termo.
As pessoas estão confundindo resiliência com flexibilidade.
Ser flexível, quase sempre é ótimo. O mercado precisa, procura e busca cada vez mais profissionais que aguentem a pressão e cresçam com ela. Que aprendam e se modifiquem a cada nova situação. A volta não pode e não deve ser ao seu estado anterior. Voltar a este estado significa não aprender.
Assim pense bem quando pedir a um profissional que ele seja resiliente. É bem provável que se ele seguir seu pedido, você não vá gostar.
Invista em profissionais flexíveis. Eles são os profissionais do futuro. Encontre-os e trate-os bem. Contrate profissionais que crescem na adversidade e na pressão. Flexibilidade além de também ser um termo da moda, é muito mais útil. Seja flexível, siga adiante e sucesso.
Airton Carlini
Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2013/01/22/ser-resiliente-e-bom/acesso em 22 de Janeiro de 2013.
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