Uma pequena empresa, quando elabora um produto ou serviço visando atender a uma necessidade de mercado, precisa investir em comunicação para conseguir dizer ao seu público alvo que possui o produto que ele precisa, busca ou deseja. Ter um bom produto e não comunicá-lo ao mercado é jogar dinheiro fora.
Algumas empresas acreditam que investir em comunicação é gastar dinheiro. Visualizam os recursos dispendidos como custo, e não investimento, e no primeiro momento de dificuldade, cortam despesas exatamente da comunicação, esperando que, ao recuperarem a situação de antes, voltem a investir.
Tal postura é a mais equivocada de todas, pois se há corte no orçamento da comunicação, a empresa está abrindo mão de divulgar seu produto no mercado. Como ela quer, então, que sua situação se recupere, sem investir na divulgação do produto?
Por isso, o marketing precisa não somente de um bom produto, mas também de comunicação. Quando os materiais de divulgação da empresa não existem, por qualquer que seja o motivo, o empresário deve refletir e repensar sobre a necessidade de investir na sua confecção.
Portanto, em primeiro lugar, a empresa deve ter seus materiais de divulgação, não somente de produtos e serviços, mas também institucional. Isso é importante para ajudar na construção de sua imagem no médio e longo prazo no mercado.
Muitas vezes o processo de venda não acontece em apenas uma única visita, e é importante que o cliente fique com algum material sobre a empresa e seus produtos para refletir depois, lembrar dos benefícios e voltar a contatar o vendedor.
Caso a empresa já possua materiais de divulgação, o importante é avaliar se eles estão cumprindo com a função de comunicar e provocar no cliente o desejo de conhecer mais da empresa, de seus produtos, e, principalmente, se o material estimula o cliente a querer comprar o produto.
Se, ao final desta avaliação, a empresa descobrir que seu material não cumpre esses papéis, ele deve ser rapidamente reformulado. Trabalhar com materiais defasados ou de má qualidade, além de não cumprirem seu papel comunicacional, pode inclusive gerar efeitos contrários, prejudicando a imagem da empresa e deu seus produtos no mercado.
Respondido por Frederico Mafra, especialista em marketing
Priscila Zuini
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/como-se-comunicar-com-seus-consumidores acesso em 21 de dezembro de 2012.
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